AMVALE

21/10/2016 - Prefeituras são orientadas sobre fechamento das contas

Diante da grande demanda de participantes, o local de realização foi transferido da sede da Amvale para a sede da Fiemg Regional, na Praça Frei Eugênio

Mais um encerramento de mandato se aproxima. O ano de 2016, marcado por ser o quinto ciclo de gestão sob a vigência da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) há 15 anos e pela evolução crescente de decisões desfavoráveis, principalmente nos anos de finais de mandato.


Preocupada com esse cenário, mais uma vez, a Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), entidade que congrega 13 municípios da região, neste caso, abraça o seu papel pedagógico, objetivo permanente de todos aqueles que buscam o aperfeiçoamento da administração pública, melhorando, desta forma, a qualidade de vida de toda a sociedade.


De acordo com a secretária da Amvale, Vanessa Faria, gestores municipais dos departamentos de Contabilidade das prefeituras associadas foram convidados para a reunião de trabalho sobre fechamento de contas, programada para amanhã, sexta-feira, dia 21, das 13h30 às 17h, no 2º andar da sede da Fiemg Regional Vale do Rio Grande (Praça Frei Eugênio, 365 – São Benedito). Iniciativa vai transmitir aos gestores  orientações sobre as responsabilidades para que finalizem a gestão seguindo a legislação vigente.


A palestrante convidada é Lucy Fátima de Assis Freitas, contadora Geral da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte desde 2006 e consultora contábil da Amvale. Ela deverá aprofundar questões relacionadas com ao último ano de gestão, pois existem alguns procedimentos contábeis que devem ser executados para garantir a entrega da administração de forma legal. Da mesma forma, abordará os principais procedimentos que os contadores dos municípios devem ter para resguardar a gestão e a prestação de contas das prefeituras, além de dar dicas de cuidados documentais para fazer o fechamento conforme o que estabelece a LRF.


“A finalidade do evento é orientar os gestores para que observem as prescrições legais; garantir que os limites e condições da LRF sejam atendidas e, também, para garantir a observância à probidade administrativa em relação aos princípios da administração pública e à defesa do erário; e assim encerrem seus mandatos com uma boa e regular gestão”, diz a secretária.

Lúcio Castellano – MG 04052 JP

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub