Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

23/06/2016 - Encontro de gestores de assistência social debate ações do Suas

Em cinco módulos, a primeira capacitação foi ministrada por equipe técnica da Seds/Uberaba a representantes das prefeituras associadas à Amvale
 
Começou terça-feira (21/6), em Uberaba, o 1º Encontro de Gestores de Assistência Social, promovido pela Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), em parceria com a Sedese (Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais) - Regional Uberaba e Sedes/Uberaba (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), cujo primeiro módulo focalizou o tema “Pacto de Aprimoramento do Suas – Sistema Único da Assistência Social”,  por intermédio de oficina prática, a cargo de equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Seds, formada pela assistente social Márcia Jerônimo; coordenadora do Cadastro Único em Uberaba, Vânia Guarato, e pelo operador do Cadastro Único, Cleomar Silva.


Representando o presidente Ademir de Mello, a secretária da Amvale, Vanessa Faria, citou que a iniciativa tem por finalidade dar suporte tanto na parte de projetos quanto na área de programas que são liberados e que precisam de andamento nos processos. Ela agradeceu o diretor regional da Sedese/Uberaba, Luiz Humberto Borges, por viabilizar a realização do evento, bem como ao titular da Seds, Roberto Indaiá, por disponibilizar os técnicos para as informações e orientações prestadas aos mais de 30 gestores presentes. Até o final de setembro serão realizados mais quatro módulos. Com duas capacitações, o segundo encontro está programado para o dia 04 de julho próximo.


A diretora de Assistência Social da Sedese, Eide Faria, destacou que o encontro tem como principal objetivo de capacitar gestores e técnicos do setor para melhor atuação deles em suas secretarias quanto à política de assistência social. Explicou que, nas próximas fases, serão abordados temas como a gestão orçamentária e financeira; a qualificação dos trabalhadores, e a qualidade do trabalho oferecido pela assistência social. “Isso para que os gestores estejam mais fortalecidos nas suas ações diárias e, também, os demais servidores públicos que atuam no setor”, expôs.
 
Importância do Cadastro Único
Segundo a assistente social Márcia Jerônimo, no pacto de aprimoramento do Suas são estabelecidas metas para que sejam cumpridas tanto na proteção básica quanto especial. O órgão gestor, ou seja, o Conselho Municipal faz o controle dos serviços prestados pelo município na área social. “Nesse primeiro encontro avaliamos, como está para o período de 2014 a 2017, a implantação e implementação dos serviços ofertados pelo Suas nos municípios representados”, disse ela, ao acrescentar que parâmetros e indicadores disponíveis facilitam os serviços desenvolvidos pelos municípios; o Governo Federal estabelece vigilância e monitoramento. “Nós temos indicadores positivos em relação aos trabalhos efetivos. Uma ferramenta muito boa e forte para nós são os dados do Cadastro Único que nos dão o perfil das famílias que são trabalhadas”, acrescentou.


Vânia Guarato, por sua vez, ressaltou que o Cadastro Único é responsável pela inscrição de todas as pessoas que vão participar de alguns dos programas sociais do Governo Federal.  Ela disse que o encontro é muito positivo para a troca de informações e conhecimento sobre o assunto.

O Suas - O Suas é um sistema que organiza os serviços socioassistenciais no Brasil e é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O Sistema está previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e é formado pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente da organização por meio de uma gestão compartilhada.

Lúcio Castellano – MG 04052 JP
assessor de imprensa Amvale

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub