AMVALE

14/04/2016 - Amvale e Cistrisul realizam seminário políticas de promoção da equidade em saúde

Em parceria com o Ministério da Saúde, evento vai reunir representantes dos 27 municípios do Triângulo Sul na efetivação de políticas públicas
 
A Amvale (Associação de Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e o Cistrisul (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Sul), em parceria com o Ministério da Saúde, já estão convidando os 27 prefeitos, secretários de Saúde ou gestores de Saúde de seus municípios, bem, como secretários de Assistência Social, para participarem do Seminário Políticas de Promoção da Equidade em Saúde, programado para o próximo dia 28, das 08h30 às 17h, no Anfiteatro “Mário Pimenta Camargo” – Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, na Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 – Bairro Santa Marta.


O seminário tem dois objetivos básicos, de acordo com a secretária da Amvale, Vanessa Faria. O primeiro, de reconhecer no Território em Saúde do Triângulo Sul, as iniquidades no acesso à saúde e buscar estratégias de Promoção da Equidade em Saúde. E, um segundo aspecto, qualificar a gestão municipal em saúde para implementação das Políticas de Promoção da Equidade em Saúde da População Negra e quilombola; população do campo, floresta e das águas; população LGBT; população em situação de rua.


A confirmação de presença dos interessados deve ser feita pelo e-mail: amvale.adm@gmail.com ou via telefone: (34) - 3332-2479/3332-2637.
 
PROGRAMAÇÃO:


08H30 – CREDENCIAMENTO


09HABERTURA, com a presença dos prefeitos Paulo Piau, de Uberaba e presidente da Frente Mineira de Prefeitos; Ademir de Mello, de Campo Florido e presidente da Amvale;  Rui Gomes Nogueira Ramos, de Pirajuba e vice-presidente da AMM (Associação Mineira de Municípios) e presidente do Cistrisul; do representante Ministério da Saúde Esdras Daniel Pereira, do Departamento de Apoio a Gestão Participativa – SGEP - Ministério da Saúde;  do superintendência Regional de Saúde, Ivan José da Silva, e do secretário municipal de Saúde de Uberaba, Marco Túlio Cury.


Primeiro momento, das 9H30 às 12h30- o tema “Triângulo Sul de Minas Gerais - Território Regional e Políticas Públicas”, com debate sobre como se expressam as iniquidades no acesso à saúde e os direitos em nosso território, bem como sobre a composição populacional do território do Triângulo Sul, pelo presidente do Cistrisul, prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos.


O tema “Organização da Saúde no Território – Superintendência Regional de Saúde – SES/MG”, ficará a cargo do superintendente Regional de Saúde, Ivan José da Silva.  Em seguida, “Promoção da Equidade em Saúde e a efetivação do direito à saúde no Brasil”, por Esdras Daniel Pereira, do Ministério da Saúde. Logo após, “Acesso e iniquidade em direitos sociais no contexto do Triângulo Sul”, sendo convidada a Dra. Cláudia Alfredo Marques Carvalho, promotora de Justiça e Coordenadora Regional de Saúde do Ministério Público Regional.


 Segundo momento, das 13h30 às 17h, a abordagem será sobre o “Acesso à saúde e a direitos sociais no Brasil – Vozes e olhares”. Debate: Como transformar essa realidade! Moderadores convidados Maria de Fátima Marques, do DAGEP/SGEP-MS; representantes de movimentos sociais ou organizações da sociedade civil: população negra e quilombola; população do campo, das florestas e das águas; população em situação de rua; população LGBT e povo cigano. A representação será feita por um trabalhador (a) da saúde, um do movimento social e um da saúde mental.


Questões relacionadas com a “Intersetorialidade na construção da Equidade em Saúde – Assistência Social”, por fim, serão abordadas pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Uberaba, Roberto Indaiá.
O encerramento está marcado para às 17h.

O que é equidade - O termo equidade é de uso relativamente recente no vocabulário da Reforma Sanitária brasileira. Foi incorporado posteriormente à promulgação da Constituição de 1988 que se refere ao direito de todos e dever do Estado em assegurar o “acesso universal e igualitário às ações e serviços” de saúde. Na lei 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências, é “a igualdade de assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie” que figura entre os princípios reitores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Lúcio Castellano – MG 04052 JP
Assessor de imprensa Amvale

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub