Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

10/03/2016 - Região unida contra transferência de UTRA do Ministério da Agricultura

Em reunião da Amvale, prefeito Paulo Piau defendeu a manutenção da unidade regional do Mapa, em Uberaba 
 
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mantém, há vários anos, em Uberaba, uma de suas principais Unidades Técnicas Regionais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Utras), no âmbito da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, bem como em nível nacional. Informações têm indicado a intenção do Mapa de transferir as atribuições da unidade local para a de Uberlândia, dentro de propósitos do Governo Federal que seriam voltados para o enxugamento de custos da máquina pública.


No entanto, o assunto tem monopolizado setores ligados ao agronegócio da região que não abrem mão da permanência da Utra, em Uberaba. A propósito, foi um dos principais assuntos discutidos na reunião mensal dos prefeitos da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), realizada na manhã desta quarta-feira (9/3) e presidida pelo prefeito de Campo Florido, Ademir de Mello.


Após a calorosa defesa do prefeito Paulo Piau, seus colegas aprovaram sua proposta de ser elaborado um documento a ser enviado à titular do Mapa, ministra Kátia Abreu, e que deverá ocorrer ainda esta semana.


Paulo Piau lembrou, inicialmente, que o Governo de Minas, por exemplo, dividiu o Estado em 17 regiões de desenvolvimento. Uberaba lidera o Triângulo Sul e Uberlândia, o Triângulo Norte. “Portanto, em cada um desses territórios deve ter a representação tanto do Estado na Educação, na Segurança Pública, na Saúde etc... quanto também os órgãos federais, tais como INSS, Mapa etc...


A vanguarda uberabense no setor    
“Agora, se tiver que ficar uma só [Utra no Triângulo Mineiro] que fique em Uberaba, que tem Porto Seco que funciona melhor do que em qualquer outra cidade e a ZPE (Zona de Processamento de Exportações), com a parte burocrática praticamente cumprida. Nós somos o maior produtor de grãos e de cana. O quarto PIB do agronegócio brasileiro. Sede da ABCZ e da Girolando. Enfim, Uberaba tem uma característica: um município que já contribuiu muito com esse País no desenvolvimento da agricultura e da pecuária”, expôs.


Em seguida, o chefe do Executivo uberabense e presidente da FMP (Frente Mineira de Prefeitos) reforçou que Uberaba tem o direito de ter aqui essa Unidade Regional do Ministério da Agricultura. “Queremos que fique em Uberaba. Que fique em Uberlândia. Mas, se tiver que preferir, entre as duas cidades, Uberaba não pode abrir mão, em definitivo, da sua sede regional. Todas as lideranças políticas e do setor produtivo estão convocadas para que não seja cometida uma atrocidade como essa”, diz Paulo Piau.

Lúcio Castellano – MG 04052 JP
assessor de imprensa Amvale 

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub