Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

21/02/2016 - Sede do 8º BBM passará por adequações para receber Central de Regulação do Samu Regional

Projeto fica pronto no início da semana, enquanto é elaborado convênio de cooperação para o trabalho compartilhado entre  Bombeiros e Samu
 

O presidente do Cistrisul (Consórcio Público Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul), prefeito de Pirajuba e vice-presidente da AMM (Associação Mineira de Municípios), Rui Ramos, foi recebido esta semana pelo comandante do Oitavo Batalhão de Bombeiros Militar - Uberaba, sediado em Uberaba, tenente-coronel BM Rubem da Cruz. Inicialmente foi discutido o projeto de reforma e adequação da sede do 8º BBM, na Rua 13 de Maio, para o trabalho compartilhado com a Central de Regulação das Urgências do Samu Regional e, em seguida, o convênio destinado ao atendimento de urgências e emergências na região Sul do Triângulo Mineiro que vai ser potencializado com o atendimento integrado entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu) que será implantado na região.


Duas reuniões anteriores apoiaram na elaboração do projeto pelo arquiteto da Prefeitura de Pirajuba, Lucas Custódio, com a participação do superintendente de Serviços Urbanos de Uberaba, engenheiro José Donizetti de Melo, e membros do Estado Maior do BBM local.  A partir da nova reunião de trabalho, segundo Rui Ramos, agora, surgiu a necessidade de algumas adequações à proposta. Informou que o arquiteto vai apresentar um novo projeto nesta segunda-feira (22), para aprovação final. “Com o projeto de arquitetura pronto, serão detalhados os projetos executivos, estruturais, hidráulicos e elétricos, bem como as planilhas, para encaminharmos ao Governo do Estado, junto, ainda com a proposição de convênio, para que sejam liberados os recursos para o início de execução das obras no prédio”, expôs.


A definição é que o Samu Regional Triângulo Sul funcionará em sede provisória na Rua Treze de Maio, na região central da cidade, ocupando parte da atual sede administrativa do Corpo de Bombeiros, sendo descartada, portanto, a utilização de área onde atualmente funciona a sala de vacinas do Centro de Saúde Professor Eurico Vilela, ao lado da unidade do BBM, mantida pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme expôs o titular da Pasta, Marco Túlio Azevedo Cury.

 Convênio de cooperação
 

Num segundo momento, o assunto abordado foi o convênio de parceria do Cistrisul com o 8º BBM, diante das exigências e normas legais para o uso das instalações e atuação integrada, para atender aos 27 municípios consorciados.  Atuam, também, na elaboração do documento os assessores jurídicos da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e da Prefeitura de Pirajuba, respectivamente, advogados Jacob Estevam de Oliveira e Marco Aurélio Ferreira, e os integrantes do Estado Maior do Batalhão.


Alguns municípios contarão com Bases Descentralizadas do Samu. Outros, serão referenciados de acordo com a Regulação Médica de Urgência do Samu 192. Além da Central de Regulação das Urgências em Uberaba, o sistema será operacionalizado com Bases Descentralizadas, Ponto de Apoio e ambulâncias, que viabilizarão o atendimento a ser prestado na Região Triângulo Sul.


O Samu, que funciona 24 horas durante os sete dias da semana, atuará de forma integrada com as Unidades de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar. Ligando no 192 ou 193, os técnicos e médicos reguladores da Central avaliarão o atendimento e empenharão uma ambulância de acordo com o perfil da assistência que precisa ser prestada.


O Corpo de Bombeiros continua seu trabalho normalmente, em conjunto com o Samu Regional que virá para complementar, isto é, para ser mais um aliado no atendimento à população regional. Toda a gestão do Samu na Região Triângulo Sul, inclusive do processo seletivo, é de responsabilidade do Cistrisul.


De outra parte, o presidente do Cistrisul disse que a previsão continua mesma. As ambulâncias sejam entregues até o final de abril próximo. “E nós temos que correr com esse convênio para a reforma [do prédio], para que até o final do primeiro semestre o Samu Regional esteja funcionando”, diz. 


Embora considerando um prazo exíguo para a execução de todo o trabalho relacionado com a parte burocrática, incluindo assinatura de convênio com tudo bem delineado e as adequações no prédio da unidade, o comandante do 8º BBM, Rubem da Cruz, avaliou de forma positiva os resultados da reunião, ressaltando o empenho de sua equipe de trabalho e dos componentes do Cistrisul. Sobre o processo completou: “É para que gente possa atender tanto a equipe do Samu quanto a equipe dos Bombeiros. Enquanto a sociedade é a grande vencedora desse processo, pois o nosso objetivo único é atender bem à população”.

Lúcio Castellano – MG 04052 JP
assessor de imprensa Amvale

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub