Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Você está em: Prefeitura Municipal de Uberaba > Prefeitura > Secretaria de Educação > Objetivos Estratégicos

Objetivos Estratégicos

 

Objetivo Geral:‐ Propor e coordenar a implantação, execução e avaliação de políticas públicas de Educação que respondam às demandas e necessidades da sociedade local, visando à melhoria da qualidade de ensino em 100%(cem por cento) das Unidades Escolares Municipais.

Diretoria de Ensino

Objetivo Específico: ‐ Coordenar o planejamento, a operacionalização e o monitoramento de intervenções pedagógicas em todas as Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, referentes ao currículo escolar, ao desempenho docente, aos recursos didáticos e tecnológicos aplicando as normas regimentais e curriculares em consonância com as esferas Estadual e Federal, primando pela gestão de qualidade na Educação Básica.

Unidades Escolares

Meta: ‐ Assegurar em 100%(cem por cento) a execução do Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar, à implantação, à viabilização e implementação das Políticas Públicas Educacionais e das diretrizes pedagógicas emanadas da SEMED.

Departamento Pedagógico

Objetivo Específico:  ‐  Coordenar, acompanhar, avaliar e fornecer subsídios técnicos, pedagógicos, tecnológicos e metodológicos às Unidades Escolares Municipais, visando ao desenvolvimento de práticas pedagógicas exitosas e a qualidade de ensino da Educação Básica Assessoria de Inspeção

Meta: ‐ Garantir assessoramento a 100%(cem por cento) das Unidades Escolares do Município, visando o cumprimento da legislação vigente aplicada à organização e ao funcionamento do ensino.

Seção de Ensino Fundamental

Meta: ‐ Assegurar, por meio de assessoramentos in loco e plantões, o acompanhamento pedagógico e intervenções em 100%(cem por cento) das Unidades de Ensino Fundamental quanto à execução, pelas escolas, do Projeto Político‐Pedagógico, a utilização das Matrizes Curriculares municipais e os resultados das avaliações externas, visando a qualidade do processo ensino‐aprendizagem.

Seção de Educação Infantil

Meta: ‐ Assegurar, por meio de assessoramentos in loco e plantões, o acompanhamento pedagógico e intervenções em 100%(cem por cento) das Unidades de Educação Infantil quanto à execução, pelas escolas, do Projeto Político‐Pedagógico e a utilização das Matrizes Curriculares da SEMED, visando à qualidade do processo ensino‐aprendizagem.

Seção de Jovens e Adultos

Meta: ‐ Assegurar, por meio de assessoramentos in loco e plantões, o acompanhamento pedagógico e intervenções em 100%(cem por cento) das Unidades de Educação de Jovens e Adultos, quanto à execução, pelas escolas, do Projeto Político‐Pedagógico e a utilização das Matrizes Curriculares do Município, visando a qualidade do atendimento aos alunos e do processo ensino‐aprendizagem.

Seção de Programas Federais

Meta: ‐ Monitorar 100%(cem por cento) dos Programas Federais para atualização de informações e dados pactuados e/ou a pactuar com a União, no intuito de captar recursos financeiros para as ações pertinentes a Secretaria Municipal de Educação.

Seção de Assistência ao Educando

Meta: ‐ Promover em 100%(cem por cento), a interação entre Escola e Família, por meio do desenvolvimento de medidas educativas direcionadas aos alunos, público‐alvo, do Projeto Parceria Escola e Família, em interação com os equipamentos sociais e rede de proteção, visando a prevenção, inclusão socioeducativa e o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Diretoria de Apoio a Educação Básica

Objetivo Específico: ‐ Promover a integração entre o Departamento de Formação Profissional, Departamento de Tecnologia e Informática Educacional, Departamento de Educação Inclusiva e Departamento de Arte e Cultura e Projetos Especiais, visando ao desenvolvimento das ações pedagógicas que priorizem avanços no processo ensino‐aprendizagem na Rede Municipal de Ensino.

Departamento de Tecnologia e Informática Educacional

Objetivo Específico: ‐ Implementar na SEMED e nas Unidades Escolares Municipais o efetivo uso das tecnologias de informação e de comunicação como mais uma ferramenta que possa contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino / aprendizagem.

Seção de Informática Educacional

Meta: ‐ Promover a utilização dos recursos tecnológicos da informação e comunicação a serviço do processo ensino‐aprendizagem em 70%(setenta por cento) das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

Seção de Suporte Tecnológico

Meta: ‐ Atualização do hardware e software em pelo menos 33,33% dos Laboratórios de Informática instalados nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino que possuam Ensino Fundamental I e II.

Departamento de Formação Profissional

Meta:‐ Cumprimento de 80%(oitenta por cento) das metas estabelecidas para a formação dos profissionais da Rede Municipal de Educação e 80% das atividades propostas pelo Polo/UAB.

Seção de Formação Continuada

Meta: ‐ Oferecimento de 25 cursos de formação continuada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino, atendendo à carga horária estabelecida no artigo 37, inciso I da Lei 501/2015. Seção de Graduação, Pesquisa e Extensão Meta: ‐ Realização de um estudo de demanda com 80%(oitenta por cento) das Unidades Escolares de Educação para possível oferta de cursos de formação de nível superior.

Casa do Educador

Meta: ‐ Manutenção de 70%(setenta por cento) do espaço físico que atenda a realização das atividades de formação, saúde, lazer e cultura oferecidas aos profissionais da Rede Municipal de Ensino.

Departamento de Educação Inclusiva

Objetivo Específico: ‐ Viabilizar uma política de educação inclusiva garantindo a 80%(oitenta por cento) da população com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, em idade de 4 a 17 anos, o acesso à Educação Básica (educação infantil e ensino fundamental), ao Atendimento Educacional Especializado e a permanência na escola na Rede Municipal de Ensino, com a garantia da consolidação de um sistema de Ensino Inclusivo, por meio da oferta de Salas de Recursos Multifuncionais, bem como oferecer os serviços do profissional de apoio para essas pessoas segundo a Nota Técnica Nº 19/2010 do MEC/SECADI.

Seção de Atendimento Especializado/AEE

Meta: ‐ Assegurar em 80% das Unidades Escolares da Rede Municipal, a partir da evidência de necessidade, o AEE (Atendimento Educacional Especializado) aos alunos com Deficiência, Transtorno Global de Desenvolvimento e altas habilidades e/ou superdotação, conforme Resolução Nº. 4 de 2009 e a contratação de profissionais de apoio para os alunos, público alvo, da educação especial de acordo com a Nota Técnica Nº 19/2010 MEC/SECADI.

Seção de Atendimento de Distúrbios de Aprendizagem

Meta: ‐ Realizar assessoramentos e formações em serviço a 90%(noventa por cento) dos profissionais que atendem alunos com distúrbios e transtornos de aprendizagem matriculados nas Unidades Escolares da Rede Municipal.

CREI – Centro de Referência em Educação Inclusiva

Objetivo Específico: ‐ Realizar a triagem, avaliação e o atendimento psicopedagógico, fonoaudiológico, psicológico, neuropsicopedagógico, psicomotor e a avaliação funcional da visão aos alunos com dificuldades/distúrbios de aprendizagem; deficiência; altas habilidades, encaminhados pelas Unidades da Rede Municipal de Ensino. Meta: ‐ Ampliar em 20%(vinte por cento), no ano de 2016, os atendimentos do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI), nas áreas psicopedagógica, fonoaudiológica, psicológica, neuropsicopedagógica, psicomotora e avaliação funcional da visão dos alunos encaminhados pelas Unidades de Ensino da Rede Municipal.

Departamento de Arte e Cultura

Objetivo Específico: ‐ Fomentar a cultura nas escolas da rede municipal de ensino, por meio da implantação e implementação de programas e projetos artísticos, ambientais, de leitura, cultura empreendedora e liderança no espaço escolar, favorecendo a construção do conhecimento, a memória cultural, a criação, a diversidade e o protagonismo juvenil dos alunos.

Seção de Apoio a Arte e Cultura nas Escolas

Objetivos Específicos: ‐ Propor, planejar e viabilizar, aos alunos da Rede Municipal de Ensino, atividades artístico‐culturais que incentivem o conhecimento e a experiência nas áreas cênica, visual e musical; propor a realização de ações que propiciem a descoberta de talentos artísticos nas Unidades Escolares Municipais; ‐ Fomentar, assessorar e acompanhar a criação de grupos artísticos de alunos com grandes potenciais nas áreas: dança, capoeira, música, artes circenses, mídias e cênicas; ‐ Propor e desenvolver propostas, a partir das demandas das Unidades Educacionais, que favoreçam aos educandos o acesso às diversas linguagens eexpressões artístico‐culturais, como técnicas vocais e musicais, prática de leitura e contação de histórias, danças coletivas regionais, clássicas, circulares econtemporâneas, pintura. etc.

Metas: ‐ Articular e assessorar em 100%(cem por cento) a formação de talentos artísticos dos alunos na Rede Municipal de Ensino, por meio do desenvolvimento de modalidades artísticas em grupos de contação de histórias, dança, capoeira, música, mídias, arte circense, artes visuais e artes cênicas; ‐ Realizar, participar e acompanhar em 100%(cem por cento) dos eventos artísticos que promovam a participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino, nas diferentes modalidades artísticas de contação de histórias, dança, capoeira, música, mídias, arte circense, artes visuais e artes cênicas; ‐ Promover e apoiar em 100%(cem por cento) projetos de caráter socioeducativo e cultural, que favoreçam a integração escola – comunidade; ‐ Apoiar e implementar em 100%(cem por cento) as ações educativas, culturais e cívicas dos grupos de liderança juvenis das Unidades Escolares Municipais, fortalecendo‐os como entidade autônoma representativa dos interesses dos alunos, voltada para a formação cidadã; ‐ Articular e monitorar em 100%(cem por cento) os projetos das instituições parceiras das políticas educacionais desenvolvidas pela Rede Municipal de Ensino.

Seção de Bibliotecas Escolares

Objetivos Específicos: ‐ Planejar, organizar e assessora ações relativas a rede de bibliotecas; coordenar o trabalho dos profissionais ligados às bibliotecas; coordenar o acervo, mobiliário e equipamentos para as bibliotecas por meio de acompanhamento patrimonial e aquisições.

Metas: ‐ Coordenar e supervisionar em 100% (cem por cento), o trabalho dos profissionais ligados as bibliotecas escolares; ‐ Supervisionar e assessorar em 100%(cem por cento), todas as bibliotecas escolares da Rede Municipal de Ensino, incluindo as ações pedagógicas e administrativas desenvolvidas, aquisição e organização de acervos, mobiliários e equipamentos; ‐ Divulgar anualmente estudos, práticas e vivencias na Educação Básica, por meio da publicação de textos de cunho técnico, pedagógico, cientifico ou cultural dos profissionais da Rede Municipal de Ensino; ‐ Articular e monitorar em 100%(cem por cento), os projetos das instituições parceiras das políticas educacionais desenvolvidas nas bibliotecas escolares da Rede Municipal de Ensino.

Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais

Objetivos Específicos: ‐ Redimensionar a prática desportiva, paradesportiva e a educação física escolar na Rede Municipal de Ensino, condizentes a cada faixa etária dos alunos atendidos e ‘as necessidades apresentadas pelos mesmos, contribuindo para a sua formação.

CEMEA – Abadia

Meta: ‐ Assegurar atendimento aos alunos da Rede Municipal de Ensino, encaminhados pelas Unidades Escolares, garantindo vivências diferenciadas de práticas educativas que despertem o gosto pelo esporte, arte e cultura.

CEMEA – Boa Vista

Meta: ‐ Assegurar atendimento aos alunos da Rede Municipal de Ensino, encaminhados pelas Unidades Escolares, garantindo vivências diferenciadas de práticas educativas que despertem o gosto pelo esporte, arte e cultura. Departamento de Incentivo ao Desporto Educacional

Objetivo Específico: ‐ Criar condições para a promoção do esporte educacional e da Educação Física Escolar a ser desenvolvida no sistema municipal de ensino, nas formas sistemáticas e assistemáticas de educação.

Seção de Assessoria ao Esporte Educacional

Meta:  ‐ Realizar assessoramentos pedagógicos em 55%(cinquenta e cinco por cento) das Unidades Escolares Municipais com vistas a acompanhar as necessidades relativas à pedagogia do esporte e do processo ensino aprendizagem, propondo intervenções, quando necessário.

Seção de Apoio ao Esporte Escolar

Meta: ‐ Realizar 04(quatro) eventos esportivos educacionais por semestre, desde festivais até competições interescolares, garantindo a execução de ações voltadas para a formação esportiva, objetivando a descoberta de talentos.

Seção de Apoio ao Paradesporto Escolar

Meta: ‐ Garantir a prática de atividades paradesportivas para 40%(quarenta por cento) de crianças e jovens com deficiência, matriculadas nas Unidades Escolares Municipais.

Diretoria de Planejamento e Finanças

Objetivo Específico: ‐ Planejar, coordenar, gerir e acompanhar a política orçamentária, financeira, de suporte operacional e logístico, bem como acompanhar a execução das políticas públicas de gestão de pessoal e talentos humanos, necessárias à execução da política municipal de educação em todas as unidades educacionais da rede municipal de ensino e unidades no âmbito da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

Departamento de Gestão de Pessoal e Talentos Humanos

Objetivo Específico: ‐ Executar as políticas públicas de Gestão de Pessoal e Talentos Humanos no que se refere ao planejamento, supervisão, coordenação e controle dos mecanismos necessários a gestão, provimento e qualificação profissional no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.

Seção de Seleção e Provimento

Metas: ‐ Efetivação de 98%(noventa e oito por cento) do suprimento das necessidades de forma integrada e interativa na Gestão de Pessoas e Talentos Humanos das Unidades Escolares, bem como os demais setores da SEMED. ‐ Execução de 100%(cem por cento) dos registros, encaminhamentos e outras informações a respeito da vida funcional de cada servidor.

Seção de Acompanhamento e Suporte de Pessoal

Meta: ‐ Operacionalização em 100%(cem por cento) dos serviços de benefícios, de folha de pagamento, processos funcionais e avaliações institucionais e serviços complementares, assegurando a qualidade das atividades desenvolvidas nas Unidades Educacionais na SEMED.

Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios

Objetivo Específico:  ‐  Consolidar e integrar as ações de planejamento, execução e monitoramento do orçamento e finanças junto aos departamentos e órgãos educacionais da SEMED, buscando alinhar os processos de trabalho e otimização da gestão dos recursos, de maneira a agilizar os processos de contratação e aquisição de bens, serviços, convênios e afins, destinados à implementação das políticas públicas de educação no Município.

Seção de Gestão e Controle de Contratos

Meta: ‐ Aprimoramento de 80%(oitenta por cento) da gestão, operacionalização e trâmites dos processos relativos aos termos de contratos firmados para atendimento à Secretaria Municipal de Educação, no que tange a realização de cadastro, formalização dos pedidos de empenho inerentes ao fornecimento, prestação de serviços, aquisições, locações e afins, de forma articulada junto às demais Secretarias envolvidas no âmbito da Prefeitura Municipal de Uberaba, bem como junto a fornecedores.

Seção de Gestão de Convênios e Recursos

Meta:  ‐  Aprimoramento de 80%(oitenta por cento) na operacionalização e trâmites dos processos para formalização de convênios da PMU com as Unidades Escolares Municipais e Instituições Educacionais do Terceiro Setor, bem como otimizar o atendimento aos órgãos da SEMED, de forma a realizar a democratização de informações relativas à aplicação de recursos e prestação de contas.

Seção de Planejamento Financeiro e Orçamento

Meta: ‐ Aprimoramento de 80%(oitenta por cento) da eficiência na elaboração das requisições de materiais/serviços, da formalização de empenhos diversos e do controle no cadastro e lançamentos de notas fiscais e faturas decorrentes das despesas da SEMED, no Sistema de Suprimentos, com ênfase nas ações voltadas para o planejamento, execução e monitoramento orçamentário e financeiro.

Departamento de Logística

Objetivo Específico: ‐ Planejar, executar, acompanhar e gerir de forma proativa todas as ações de logística no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, em integração com os demais setores de forma a otimizar os recursos humanos e materiais para as ações decorrentes da execução da política municipal de educação, bem como zelar pela operacionalização e cumprimento das metas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Seção de Nutrição e Alimentação Escolar

Metas: ‐ Realização da aplicação dos crachás da alimentação escolar em 90%(noventa por cento) das Unidades Escolares do Município, visando à otimização dos recursos investidos na promoção da merenda escolar; ‐ Expansão de 75%(setenta e cinco por cento) da promoção de projetos e ações de Educação Alimentar, Nutricional e Segurança Alimentar para as Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino.

Seção de patrimônio

Meta: ‐ Proposição de mecanismos para melhorar em 80%(oitenta por cento) o controle de estoque do Depósito R3 e melhoria na informação sobre processos licitatórios com treinamento de 80%(oitenta por cento) dos servidores dos Departamentos e Seções da SEMED; efetivação em 80%(oitenta por cento) do controle de patrimônio das Unidades Escolares.

Departamento de Transporte

Objetivo Específico:  ‐  Oferecer meio de locomoção aos alunos cuja necessidade estiver comprovada, assegurando o acesso e permanência diária na escola, mediante a prestação de serviço com qualidade e segurança, bem como oferecer transporte aos diversos segmentos e profissionais da SEMED, que atuam em propostas de assessoramento e visitas às unidades educacionais da rede municipal e instituições conveniadas.

Seção de Transportes Especializados

Metas:  ‐  Efetivação e o cumprimento de 100%(cem por cento) das rotas estabelecidas, conforme demanda de transporte dos alunos da rede municipal de ensino, informadas pelos setores competentes da SEMED; ‐ Operacionalização e articulação de 90%(noventa por cento) da demanda de transporte para atendimento aos profissionais da SEMED, que atuam na proposta de assessoramento e visitas às unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino e instituições conveniadas, bem como atender outras demandas necessárias para utilização de transporte, a fim de garantir a otimização dos serviços e atendimentos.

Voltar

Secretária:
Silvana Elias da Silva
Pereira

Telefone:(34)3318-0750

Endereço:Av.Dom Luiz Maria de Santana,141

Atendimento ao público:12:00 às 18:00

CEP.:38061-080

Contato:
escolas@uberabadigital.com.br

Boletim Escolar

Formação Continuada

Livretos de Receitas

 
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub