WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Controladoria

10/12/2015 - Controladoria chama atenção ao Dia Internacional Contra a Corrupção com lançamento de cartilha

No Dia Internacional Contra a Corrupção a Controladoria Geral do Município realizou uma ação no saguão do Centro Administrativo com a distribuição de cartilhas com orientações quanto à prevenção e combate a corrupção. A controladoria tem trabalhado tanto o lado educativo, com liberação de informações e palestras, quanto o lado de repreensão e punição.

Foi iniciado um trabalho nas escolas da cidade há dois meses, com a realização de palestras que abordam pequenas ações de desvios que são cotidianas como parar em vaga proibida, furar fila e tentar subornar uma autoridade. O principal intuito desse projeto piloto é conseguir aguçar nos discentes a vontade de se tornarem agentes fiscalizadores do município, de modo a motivarmos os alunos a acessarem o sitio eletrônico do município de Uberaba e de outras esferas governamentais, além de esperarmos que diante de uma situação que fere a honestidade, esses jovens sejam exemplos, com uma postura diferenciada. Entre as escolas municipais visitadas estão, a Monteiro Lobato, a Prof. José Geraldo Guimarães, a Professora Terezinha Hueb de Menezes e a Totonho de Morais.

Além do trabalho educativo, com a distribuição de informações, o lançamento de cartilhas e as palestras nas escolas, a equipe também tem realizado quando necessário as ações punitivas. No momento a controladoria está com sindicâncias investigativas e averiguações preliminares em andamento.

“Uma das principais maneiras de um Governo contribuir com o controle à corrupção é por intermédio de uma prática permanente e implacável de combate à impunidade em todos os níveis. A corrupção é fruto do sistema que valoriza o ter e não o ser, que estimula o individualismo, em vez da solidariedade. Enfim a corrupção é fruto do sistema que subverteu os valores morais da sociedade. Nosso trabalho tem o intuito de buscar a prevenção e a educação, mas nos casos que demanda punição temos que agir com rigor para que a pratica seja cada vez mais diminuída”, aponta o chefe de seção de Prevenção e Combate a Corrupção, José Carlos Tavares Júnior.

A criação do cargo de José Carlos está entre uma das novas ações implantadas pela controladoria em prol do combate a corrupção. O controlador Carlos Bracarense destaca que a atual gestão preconiza que tudo deve ser apurado, motivo pelo qual foi criada uma comissão de sindicância permanente, a seção de prevenção e combate a corrupção e também está sendo melhorado o portal da transparência da prefeitura, todas as ações com intuito de diminuir qualquer possibilidade de eventual desvio.


“Realizamos nesse segundo semestre o primeiro congresso regional de ouvidoria e controle social, estamos lançando a cartilha e queremos dar o enfoque grande nas redes sociais. Temos a esperança que a semente que está sendo plantada possa crescer de forma grande e realmente mudar o comportamento das pessoas. Acreditamos que esse é um momento oportuno e salutar para implantar essas medidas”, aponta Bracarense.

A próxima ação da secretaria será de lançar o portal de ouvidoria, Sigaouve, firmado em parceria com o Tribunal de Contas de Minas Gerais.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Controladoria



Voltar