Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

07/11/2015 - Prefeituras da região também fazem a lição de casa e priorizam o essencial

Os prefeitos associados à Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) reconhecem que estão diante de uma árdua missão até o fim deste ano fiscal, ou seja, de garantir o pagamento dos servidores, bem como buscar condições de pagar o 13º salário da categoria até a data máxima, sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. O momento econômico e financeiro foi o tema central de reunião mensal da entidade, na manhã desta sexta-feira (6), em Uberaba, no Gabinete do prefeito Paulo Piau, que também é presidente da FMP (Frente Mineira de Prefeitos).
 
Para o prefeito de Conceição das Alagoas e presidente da Amvale, Celson Pires, a reunião serviu para a troca de experiência entre os colegas e para avaliar como gerir a administração dos municípios com cortes necessários. “As arrecadações e repasses caíram, enquanto os compromissos são constantes e crescentes. Não há alternativa. Serão necessários cortes de gastos em alguns setores, mas nós garantimos que serviços considerados essenciais serão mantidos. Cada município tem a sua peculiaridade, porém, temos que ajustar para que haja equilíbrio de contas”, diz.
 
Celson ponderou que, em primeiro lugar, as prefeituras têm que suprir as necessidades do cidadão. Afirmou que o enxugamento de gastos já vem sendo praticado. Agora, no entanto, a crise apertou mais ainda os orçamentos dos municípios. “Nós formamos um grupo de prefeitos que trabalha com seriedade e fazendo o dever de casa”.
 
Indagado se as 13 prefeituras da região associadas à Amvale conseguirão pagar o 13º até o dia 20 de dezembro, Celson sinalizou: “Trabalhamos com o princípio que o funcionalismo é prioritário. Acredito que, de maneira geral, todos vão pagar. Com certeza alguns serviços vão ser diminuídos para viabilizar esse pagamento”.
 
Prefeito de Pirajuba e vice-presidente da AMM (Associação Mineira dos Municípios), Rui Ramos, enfático em sua avaliação afirmou: “Diante da grave crise financeira e econômica, as prefeituras têm procurado fazer redução de custos, até onde for possível. Foi importante o encontro, porque foram discutidas as experiências dos municípios. É quase uma unanimidade: as prefeituras já fizeram decretos para contenção de despesas, suprimindo horas extras, viagens, cursos, treinamentos e diárias. Há cinco meses tenho arcado, com recursos próprios. com as despesas de viagens para Belo Horizonte e Brasília”.
 
Por enquanto, ele admitiu que a maioria das prefeituras tem conseguido manter as folhas de pagamento em dia, através de muito sacrifício. Para isso, contudo, estão atrasando pagamento de fornecedores. E advertiu: “Isso tem um limite. É preciso haver um socorro, principalmente do governo federal que é o grande responsável pelo quadro atual; pela política equivocada, numa tentativa de manter disfarçadamente uma economia aquecida, e que não estava, além de desonerar de impostos produtos da linha branca e carros, para manter empregos, o que impactou severamente nos recursos repassados aos municípios. Tem que haver uma compensação. O problema não é de agora e foi agravado pela recessão, somando-se os aumentos constantes dos combustíveis e da energia elétrica. Temos que dar aumento salárial e corrigir o piso do professor. E a receita que o governo federal nos repassa, a cada mês, é menor se comparado ao ano anterior”.


No caso de Pirajuba, o prefeito Rui Ramos implantou o sistema de pagamento do 13º no aniversário do servidor. Assim, agora no final do ano, não sofre tanto impacto na liquidação total da gratificação de Natal.

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub