Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

31/07/2015 - No limite, prefeitos mineiros protestam contra redução nos repasses do governo federal

Prefeitos de Uberaba e Pirajuba integraram coordenação de reunião da AMM realizada nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa
 
Prefeitos mineiros decidiram nesta quinta-feira (30), durante evento realizado na Assembleia Legislativa, decretar paralisação de atividades ao público em protesto contra a crise. Mobilização reuniu chefes de Executivo e dirigentes das associações microrregionais. Prefeituras mineiras decidem que vão fechar as portas no dia 24 de agosto. Essa foi uma das deliberações do encontro.


Foram debatidas as principais demandas do Executivo municipal, dentre elas o descumprimento do repasse do FPM por parte do governo federal, o Fundo de Erradicação da Pobreza, Transporte Escolar e a Lei Robin Hood. Os trabalhos foram conduzidos pelo prefeito de Pará de Minas e presidente da AMM (Associação Mineira de Municípios), Antônio Júlio (PMDB).


Antônio Júlio tem advertido, por exemplo, que muitos prefeitos temem dificuldade em pagar o 13º salários dos servidores neste ano. O governo federal havia feito um acordo de repassar 0,5% em julho e vários prefeitos fizeram planos para esse dinheiro. Porém, só mandou metade dos recursos.  “Infelizmente, a política funciona na pressão. Vamos levar para o Congresso Nacional as dificuldades que estamos passando”, diz o dirigente municipalista.


O prefeito de Pirajuba e vice-presidente da AMM, Rui Ramos destacou que a reunião foi importante, positiva e atingiu os objetivos para a mobilização no Estado, ou seja, de manifestação em Brasília, no próximo dia 05 de agosto e, na segunda quinzena de agosto, a paralisação em todas as prefeituras mineiras, que poderá ser ampliada caso os prefeitos não tenham respostas concretas às suas reivindicações.


Rui Ramos, ao lado do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, integrou a coordenação dos trabalhos, juntamente com o presidente da AMM, Antônio Júlio. O ato reuniu cerca de 70 prefeitos e dirigentes das 43 associações microrregionais mineiras. Da área da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), também esteve presente o prefeito de Sacramento, Bruno Scalon Cordeiro.


A AMM vai elaborar um manual com orientações aos prefeitos sobre como será a paralisação anunciada. “Serão observados todos os aspectos legais para que estejamos respaldados acerca das atividades a serem afetadas pelo movimento”, informou o prefeito Rui Ramos, numa alusão à garantia de funcionamento dos serviços considerados essenciais. Ainda de acordo com ele, não está descartado bloqueio de rodovias em todo Estado e que haverá uma grande concentração dos prefeitos, em Belo Horizonte. “Há consenso de que tem que parar (as prefeituras). A insatisfação é geral”, completou Rui Ramos.  

Lúcio Castellano – MG 04052 JP – assessor de imprensa Amvale
Com informações da Assessoria de Imprensa da AMM 

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub