O Núcleo de Turismo – Projeto Empreender realizou reunião na última semana, na sede da Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), quando foram compartilhadas todas as ações incrementadas pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo), debatendo questões pertinentes ao desenvolvimento da oferta turística local, além de consolidar o importante papel do órgão de coordenar, incentivar e promover turismo no município.
A reunião contou com o envolvimento de novos empresários locais que acompanharam apresentação especial sobre o Núcleo de Turismo que tem a Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), como uma das parceiras. O detalhamento foi feito pela coordenadora do Empreender, Anna Paula Batista, com destaque para as atividades, ações, reuniões e capacitações realizadas pelo Núcleo.
Ela ressaltou a importância das parcerias formalizadas, o que propiciou o fortalecimento do Núcleo, a partir da inclusão do Projeto Uai Paulista, Prefeitura de Uberaba/ Secretaria Municipal de Turismo, Sinhorescon, Senac, Sebrae e Amvale, onde todos se comprometeram e cooperaram produzindo bons resultados, principalmente com a criação dos roteiros turísticos em processo de formatação, com a finalidade precípua de divulgar o potencial turístico da região.
Anna Paula Batista ressaltou, ainda, a presença de vários segmentos e empresários na reunião, ao conclamar que outros também venham a aderir ao grupo para contribuir, desta forma, para o amadurecimento e desenvolvimento do setor e que passa pelos novos desafios, em 2015.
O consultor em Geologia e Palentologia Luiz Carlos Borges Ribeiro, autor do Projeto Geoparque Uberaba, fez uma explanação do projeto, que consiste em uma proposta de desenvolvimento econômico através do turismo. A intenção é transformar a cidade num Geoparque, visto que o município abriga um dos mais importantes sitio paleontológicos.
Ainda para o pesquisador, o estabelecimento de um Geoparque em Uberaba servirá como estimulo ao turismo nacional e internacional. A cidade de Uberaba possui um grande potencial turístico. É identificada como a capital do Zebu, dinossauros (onde situa-se um dos maiores e mais importantes sítios paleontológicos do Brasil), e onde viveu o médium Chico Xavier, o maior espírita do Brasil, entre outros espaços de atração turística.
“Esta integração é a chave para alavancar o turismo regional”, observou, por sua vez, a representante da Amvale, consultora Lúcia França.
O encontro contou ainda com a presença do presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto.
Lúcio Castellano – MG 04052 JP
Assessor de imprensa Amvale