Fundação Cultural

3º Festival Feminino Capoeira Águia Branca - 1º Intercâmbio Cultural com Concurso de Miss Capoeira, com o tema Jogo das Amazonas

Data do Evento: 07/03/2015 09:00h a 08/03/2015 13:00h


Local do Evento:

Dia 7 – Mesa Redonda “Mulheres: Diversidade, Luta e Resistência

Local: Anfiteatro da Funepu (av. Getúlio Guaritá, 331), às 9h

Cerimônia de Abertura oficial do evento – Concurso de Miss e lançamento do DVD das I e II festivais

Teatro Experimental de Uberaba, das 17h às 22h

Dia 8Curso “Vivência e Experiência Capoeirista – Mestra Vânia, às 9h

Roda Feminina, às 11h

Premiação do Concurso de Miss, às 12h

Churrasco e confraternização, às 13h

Local: Chácara Flôr de Lótus (Rua Francisco Alves Pereira, 1.195 – sentido Cefet)

Integrando as comemorações ao Dia da Mulher, a Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, e o Centro Cultural de Capoeira Águia Branca promovem o 3º Festival Feminino Capoeira Águia Branca e o 1º Intercâmbio Cultural com Concurso de Miss Capoeira, com o tema “Jogo das Amazonas”. O festival ocorre durante todo o final de semana com palestras e atividades.

A programação será aberta no dia 7 às 9h, com a mesa redonda “Mulheres: Diversidade, Luta e Resistência”, no Anfiteatro da Funepu (av. Getúlio Guaritá, 331). Já a cerimônia de abertura oficial do evento, o Concurso de Miss e o lançamento do DVD das primeiras edições do Festival acontecem no Teatro Experimental de Uberaba, das 17h às 22h.

No dia 8, o festival continua às 9h na Chácara Flor de Lótus, que fica na rua Francisco Alves Pereira, 1.195. O público participará do curso “Vivência e Experiência Capoeirista”, com a Mestra Vânia. Logo depois tem Roda Feminina, às 11h, e a premiação do Concurso de Miss às 12h, seguido de confraternização.

O evento traz como tema o Jogo das Amazonas, homenageando todas as mulheres batalhadoras dentro e fora da Capoeira. Na Mitologia, as Amazonas foram guerreiras revolucionárias da Grécia Antiga que não aceitaram a submissão e formaram seu próprio regime social. Outras versões surgem posteriormente, como as civilizações das guerreiras Incas na América Central. No Brasil, a lenda da existência de tribos femininas com forte poder de combate deu origem aos nomes do estado e o do rio Amazonas. Coincidentemente há, na capoeira, um toque de berimbau denominado amazonas. É um toque festivo utilizado para saudar bem com a característica do presente evento.

Nesta terceira edição do Festival Feminino de Capoeira, um rico intercâmbio cultural será promovido com representantes da linhagem capoeirística atuantes em Bertioga-SP, Guarujá – SP, Praia Grande – SP e Lençóis Paulista – SP. Entre as presentes, estão as Mestras Vânia, Lua e Maria Louca, as Professoras Bonequinha e Águia e a Formada Soraia, totalizando aproximadamente 300 mulheres capoeiristas.

 

Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub