Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

04/02/2015 - Gestores municipais discutem plano regional de desenvolvimento turístico

Capacitação com o tema “Roteirização Turística” para os gestores municipais dos municípios mineiros participantes do Roteiro Turístico Uai Paulista, ministrada pelo consultor e gestor do projeto, Manoel Pedro Leal, foi realizada na manhã desta terça-feira, na sede da Aciu

(Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba). Durante a exposição, o palestrante detalhou o Plano Regional de Desenvolvimento Turístico da Alta Mogiana, elaborado pelo Roteiro Turístico Uai Paulista, além de propor a formatação de roteiros turísticos das cidades dos participantes.

Os municípios têm prazo até o próximo dia 28 para entregar as informações. “Isso possibilitará ao projeto a inserção dos roteiros na peça promocional, a ser divulgada em nível nacional, com lançamento previsto para a segunda quinzena de março”, informou Manoel Pedro. Ele explicou que “roteiro turístico é itinerário caracterizado por um ou mais elementos que lhe conferem identidade, definido e estruturado para fins de planejamento, gestão, promoção e comercialização turística”.


Acrescentou que atrativos turísticos são locais, objetos, equipamentos, pessoas, fenômenos, eventos ou manifestações capazes de motivar o deslocamento de pessoas para conhecê-los. Destacou ainda que o controle da qualidade de equipamentos e serviços se refletirá na qualificação do roteiro, que poderá atender a públicos mais exigentes.

Para Anna Paula Batista, gestora do Empreender/Aciu, as ações em torno do fomento da área turística local e regional têm “avançado bastante”, diante dos novos apoios e de mais empresários entendendo a importância das capacitações oferecidas pelo Uai Paulista. A Prefeitura de Uberaba tem apoiado muito as ações voltadas para a definição e divulgação dos roteiros turísticos, tanto locais quanto da região. “É importante difundir os nossos potenciais turísticos, dentre os quais, religioso, cultural e, agora, o turismo rural pelo Sindicato Rural de Uberaba”, observou a diretora do Departamento de Desenvolvimento do Turismo, da Prefeitura de Uberaba, Jannice Hueb Rocha. O projeto conta com o envolvimento da Prefeitura/Departamento de Turismo, Núcleo de Turismo Programa Empreeender/Aciu, Sinhorescon, Senac, Sebrae e Circuito dos Lagos.

Roteirização Turística - O projeto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização objetiva apoiar a produção de roteiros turísticos de forma articulada e integrada, por meio da formação de redes de cooperação. A roteirização turística é uma das estratégias utilizadas no âmbito do “Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil” para estruturar, ordenar, qualificar, ampliar e diversificar a oferta turística. É um processo voltado para a construção de parcerias em níveis municipal, regional, estadual, nacional e internacional, a integração e o compromisso dos atores envolvidos. O projeto contribui para o processo de interiorização do turismo, eleva os níveis de emprego, renda e empreendedorismo das comunidades envolvidas e aumenta o fluxo de visitantes e de sua permanência média nos destinos.


Lúcio Castellano – MG 04052 JP – assessor de imprensa Amvale

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub