Fundação Cultural

Curso Intensivo de Produção Teatral

Data do Evento: 23/11/2014 10:00h a 23/11/2014 14:00h


Local do Evento:

Teatro Experimental de Uberaba (TEU), das 10h às 14h nos dias 9 e 23. Teatro Municipal Vera Cruz, das 10h às 14h, nos dias 2, 16 e 30

Curso Intensivo de Produção Teatral. Pela primeira vez em Uberaba, Nick Ayer convida a todos os artistas e apaixonados pelo teatro para compartilhar sua vasta experiência nos Teatros Musicais do Brasil.

Pela primeira vez em Uberaba, o roteirista, ator, diretor e produtor Nick Ayer ministra curso para artistas e apaixonados pelo teatro para compartilhar sua vasta experiência nos Teatros Musicais do Brasil. O curso intensivo acontece todos os domingos do mês de novembro. Nos dias 2, 16 e 30 o curso acontece no Teatro Municipal Vera Cruz, das 10h às 14h. Já nos dias 9 e 23 as aulas são no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), no mesmo horário.

O público alvo do curso são pessoas interessadas em artes cênicas,atores, produtores, diretores, bailarinos, cantores, técnicos de som, luz e cenário.

Segundo o roteirista, a metodologia do curso é fomentada na prática pedagógica do Construtivismo, uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.

O Curso Intensivo de Produção Teatral tem como objetivos preparar atores, diretores, produtores, técnicos (equipe) e público interessado para desenvolver atividades artísticas; criar um senso de observação, criatividade e técnica na área; formatar passo a passo uma produção cultural; estimular Artistas sendo mais completos; formar um profissional consciente do seu papel na sociedade, que compreenda o ambiente natural e social, das artes e dos valores que fundamentam a sociedade; um ser humano capaz de desenvolver seu aprendizado, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e conduzir o estudante ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

A grade curricular do curso foi preparada para atender as necessidades dos alunos junto ao mercado. As disciplinas oferecidas são direção de produção e produção executiva e seus derivados; direção geral e direção de cena e seus derivados; interpretação/representação - atuação e seus derivados; canto e dança; técnicas de palco e sets - incluindo noções de cenografia, sonoplastia e iluminação - e seus derivados - pleno conhecimento da caixa preta. Círculo de informações sobre formulação de projetos, captação de recursos, e criação de projeto estético para apresentação para captação.

Os interessados podem se inscrever no local do início do curso para participar desta oportunidade única oferecida pela Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural.

 

O roteirista – Nick Ayer está envolvido com as artes cênicas desde seus 13 anos de idade. Na França e Alemanha atuou enfaticamente em cursos e projetos em produção, direção e roteiro de grandes espetáculos. Em seus mais de 30 anos de carreira tem em seu curriculum mais de 40 trabalhos, entre eles os mais recentes está Aípod (com Simone Gutierrez); Cruel (com Reynaldo Gianecchini); Biografia não autorizada: com Marcos Oliveira (‘Beiçola’ de A Grande Família); O estrangeiro: com Vera Holtz e Guilherme Lema; Mulheres que bebem vodka: com Lígia Cortez e Selma Egrei; Olhe para trás com raiva: com Ulysses Cruz, Sérgio Abreu, Karen Coelho e Thiago Mendonça; Perto do fogo: Nicolau Ayer com Geórgia Gomide; Sweet Charity: com Cláudia Raia; Sinatra olhos azuis: com Claudio Figueira e Neti Spilman; O Fantasma da Ópera ( Andrew Lloyd Webber) Cie Brasil; O Ponto: Nicolau Ayer com João Roncato e Rafael Marques; O desespero de Mirna Loy: Nicolau ayer com Nicole Puzzi; Quando Nietzsche chorou: com Ulisses Cohn, Cássio Scapin, Nelson Basckervile e Ana Paula Arósio; Pequeno Dicionário Amoroso: Com Jorge Fernando e Claudia Jimenez; A Flor do Meu Bem Querer: com Naum Alves de Souza e Juca de Oliveira, Juan Alba e Genézio de Barros; O Amante: com Flávio Galvão e Tássia Camargo; Personalíssima: Direção Jaqueline Laurence e Rosa Maria Murtinho; Marlene e Edith: Direção Nicolau Ayer com Jane Nassif; Drei Martini trio alemão especializado em Kurt Weill Direção Nicolau Ayer; Castelo Ra-Tim-Bum: com Cássio Scapin e Mira Har; Chico Chocolate/Rede Globo Direção Nicolau Ayer.

 

Confira a grade curricular

Direção de Produção/Produção Executiva

Detalhar a diferença de um diretor de produção com o produtor executivo e produtor associado, e suas equipes. Detalhar as necessidades de qualquer produção; pré produção e pós-produção - investimento, contatos, contratos, burocracia, cronogramas, apoios, patrocinadores, divulgação em veículos de comunicação associado a assessoria de imprensa, financeiro e fiscal junto ao administrado do projeto/evento e cabendo ao executivo a ação para que todo processo seja levantado coordenado pelo diretor de produção. A entrada do produtor associado como investidor atuante na ação de produção geral.

Direção Artística e Direção de Cena

Dirigir um espetáculo, um filme, um evento televisivo requer estudo e prática. O diretor artístico é o que assina o produto, vai de sua expertise e sua criatividade ter sucesso ou não. O curso visa instruir sobre marcas, intenções, aspirações, veio psicológico. O aluno/diretor terá a verdadeira noção de sua interação com o autor da obra/roteirista passando através de seu olhar a marca do espetáculo/filme ou produto televisivo. Suas ligações com os produtores, atores, técnicos e os apoiadores - patrocinadores. O diretor usa terminologias específicas que serão apresentadas no curso. Cada diretor tem particular cronograma de ensaios em livre consonância com seu talento pessoal; procuraremos incentivar suas peculiaridades e particularidades.

A visão/observação do mundo é fundamental para qualquer diretor. O curso incentiva este tópico com pensamento ativo e criativo.

O diretor de cena é aquele que “dirige” o espetáculo enquanto ele acontece.

Nos grandes espetáculos podemos ter mais de um, ou vários diretores de cena.

Ele tem o conhecimento artístico e técnico para manter o espetáculo em perfeito andamento artístico. Deve conhecer de luz a som, de backstage a camarim. Entender de produção e manter seu show report em ordem e atualizado. Cuida de todas as necessidades dos ensaios, até o final da temporada. Sua responsabilidade é enorme e decisiva. Nos USA, por exemplo, um diretor de cena tem mais peso que o diretor artístico depois que o espetáculo estreia.

 

Interpretação/Representação - Atuação

Análise de texto

Na análise de texto serão abordados temas de como se deve analisar um texto, uma frase ou uma palavra. Nesta disciplina será ensinado como são feitos os processos de leitura de texto, intenções, divisões e ritmo, análise de sentido ou significado, e fluência. Será abordado, portanto, como se analisar a fundo um texto para alcançar uma melhor interpretação e com mais consistência.

Técnica Vocal

Esta disciplina tem como foco a prática vocal aliada a exercícios da voz, canto e vocalizes.

Interpretação/Representação

As aulas de interpretação visa oferecer base e ferramentas para o aluno exercer a função de ator.

O método trabalha as ações físicas e a análise ativa, para estimular o artista e a sua criação; além da eterna busca pelo personagem.

Improvisação

Jogos teatrais, experimentação cênica, exercícios cênicos são alguns dos itens que fazem parte de improvisação que tem como premissa oferecer ao aluno a oportunidade de aumentar a sua partitura de movimentos e auxiliá-lo na busca de novos caminhos na construção de personagens.

Atuação de “sua” “Persona”

Nas aulas de Atuação o aluno aprenderá a interpretar e a entender a personagem proposta, o aluno irá desenvolver técnicas de como pode ‘’contar uma história com a persona’’, como desenvolver um contexto e interpretar de forma que chegue no  público de uma outra maneira. Nesta matéria serão feitos exercícios práticos com influência de todas as disciplinas do curso, é uma integração de técnica vocal, interpretação, consciência corporal e dança, improvisação e análise de texto.

 

Corpo

Consciência Corporal

Essa aula traz à luz conceitos sobre o corpo/movimento na dança, no teatro, e nas ciências. Através de vivências empíricas da anatomia e fisiologia para a expansão do corpo/vocal, o processo oferece a conscientização do corpo/movimento, bem como a reintegração consciente do corpo/vocal, com a finalidade de promover a expansão do vocabulário expressivo do interprete.

Mímica

O estudo e a vivência da Mímica Total e do Teatro Físico. Serão abordados: Os conceitos e a técnica da Mímica Total e do Teatro Físico / A construção de uma gramática corporal refinada, possibilitando meios e liberdade para tornar pensamentos, ideias e emoções em realidade física / O processo de criação de cenas e composições de dramaturgias por meio das ações físicas / O ator criador e a persona na "Mímica Total".

Maquiagem

Em maquiagem o aluno irá aprender técnicas básicas de maquiagem para teatro, e como a maquiagem pode auxiliar na criação de personagens. Serão instruídos em como, onde e por que utilizá-las.

Figurino e Cenário

Esta matéria é uma introdução ao conhecimento sobre Figurinos e Cenários, e visa apresentar ao aluno a importância destas duas artes que fazem parte do Teatro.  Abordaremos a criação de figurinos teatrais e seu histórico, e a Arquitetura Cênica. O aluno terá aulas de aspectos básicos de como desenvolver, utilizar e conservar os seus figurinos, e como atuar com cenários, qual seu papel e importância.

Backstage

Entender o funcionamento de todos os mecanismos de espetáculo teatral; Entender os termos técnicos de backstage; Como é funcionamento e como se portar durante o espetáculo nos Backstages; Identificar todas as funções da equipe técnica e a sua importância; Identificar os equipamentos e as suas funções; de entender o funcionamento de pré produção, temporada e pós produção de um espetáculo.

Condução de Carreira

Nas aulas de condução de carreira os alunos irão receber sugestões de como administrar sua carreira. Receberão dicas de como se portar no Business do Teatro Musical, como escolher e lidar com agentes ou cooperativas, como avaliar e negociar contratos e condições de trabalho; serão orientados onde, como e por que investir sua remuneração. Como gerir sua carreira para obter sucesso e reconhecimento profissional, entre outros aspectos.

Nesta disciplina o aluno terá aulas com diversos professores para adquirir uma visão 360 graus de como conduzir a sua carreira, dentre eles terão economistas, agentes, empresários e artistas do mercado que tenham alcançado sucesso profissional e controle da carreira.

Disciplina e Postura Profissional

Disciplina e postura profissional é uma matéria inédita, não existe em nenhuma escola de Teatro do mundo. O aluno irá estudar aspectos de como se portar profissionalmente, quais atitudes deve ter frente à diversas situações, saber como lidar com todos os profissionais envolvidos na produção, e irá entender os limites e processos da montagem do espetáculo. Esta matéria é fundamental e muito importante para o processo psicológico do aluno.

Audição

As audições são uma constante na carreira de Ator, elas nos submetem a escolhas de produtores e diretores, o tempo é curto e às vezes não é suficiente para mostrar seu potencial.

E como mostrar que está preparado? Como mostrar que você é a escolha certa para aquele papel?

Esta matéria visa preparar o aluno para as audições, os alunos serão instruídos para uma melhor performance, desde como se portar, como interpretar, como se vestir adequadamente, até um estudo mais profundo de foco para o personagem para o qual estará prestando o teste.

Exercícios de relaxamento e de concentração para audições também serão trabalhados, pois são fatores que influem diretamente na sua performance em um teste, o nervosismo ou ansiedade são normais, mas não podem atrapalhar ou mascarar aquilo que você é capaz.

Neste curso serão feitas simulações de audições e orientações a partir do que é mostrado, profissionais do mercado serão convidados para a simulação-audição, onde o aluno poderá ter um feedback de uma banca julgadora.

Montagens

A Prática de Palco é uma das matérias mais importantes do Curso de Ator para Teatro porque tem como objetivo unir todas as matérias aplicadas no curso. É nesta disciplina que o aluno irá verificar se todo o conhecimento adquirido está sendo absorvido e também terá a oportunidade de aplicá-lo.

A Prática de Palco visa aproximar o aluno ao palco, aumentar a sua intimidade e vivência com o local onde irá exercer sua arte.

O aluno irá se apresentar e poderá avaliar os resultados da sua dedicação e estudo.

Técnicas

Nesta disciplina o aluno conhecerá a caixa preta (palco) em toda sua dimensão; conhecimento de iluminação, coxias, rotunda, palco, cordimento, varas de luz e cenário (mecânica e manual) contrapesos, grelha, urdimento, luz, som, suas montagens e seus derivados complementares, montagem de cenografia em toda a caixa preta (palco), fechamento da caixa e toda sua operação técnica destes elementos.

Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub