Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

09/10/2014 - Cistrisul debate Samu e Hospital Regional

Prefeitos dos 27 municípios que compõem o Cistrisul (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde de Urgência da Rede de Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul) estão convidados para participar de reunião nesta sexta-feira (10), às 9h, no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, com dois temas centrais: a Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul (Samu) e a Gestão do Hospital Regional de Uberaba. 


O convite aos colegas foi formalizado pelo prefeito de Uberaba e presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), Paulo Piau, e pelo prefeito de Pirajuba e presidente do Cistrisul, Rui Gomes Nogueira Ramos. 


Durante o encontro, todos serão informados sobre os procedimentos em curso voltados para a implantação do Samu Regional. Quanto ao funcionamento do hospital regional, de acordo com o prefeito Rui Ramos, “vamos discutir qual a melhor forma para termos uma condução do HR que possa atender não só Uberaba, mas também a região”. 


A Macrorregião do Triângulo Sul vai ser atendida por 24 ambulâncias no serviço de atendimento móvel de urgência, com central de operações instalada em Uberaba. A criação do Cistrisul foi concretizada dia 16 de maio, na sede da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, quando da realização da primeira Assembleia Geral Ordinária, seguindo-se a aprovação do estatuto social e a eleição do presidente Rui Ramos, prefeito de Pirajuba e do vice-presidente, Paulo Roberto Barbosa, prefeito de Planura, além da nomeação da primeira diretoria do consórcio.


Saiba mais sobre o Cistrisul - O Consórcio conta com as  microrregiões de Frutal- Iturama, Uberaba e Araxá. Para atender os casos de emergência, o projeto visa à implantação de cinco Unidades de Saúde Avançada (USAs), sendo duas em Uberaba e outras três, divididas entre Araxá, Frutal e Iturama. O serviço é acionado quando há necessidade de intervenção médica imediata, e o resgate é feito por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro.  As 19 Unidades de Saúde Básica (USBs) estão previstas, sendo três em Uberaba. 


Desenvolvimento regional – De outra parte, nesta quarta-feira, na sede da Amvale, o Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional), também presidido pelo prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, houve encontro com a participação dos responsáveis pelos departamentos de contabilidade dos seus respectivos municípios integrantes do órgão, com a finalidade de tratar da adequação do orçamento, de cada município, com o advento dos consórcios. 


“O consórcio é algo novo na nossa região, e que vai proporcionar mais agilidade em vários aspectos da gestão municipal, por exemplo, na questão dos resíduos sólidos e da iluminação pública. Enfim, tudo aquilo que é possível fazer de forma consorciada, enquanto o município tem que fazer a sua previsão correta, para que depois não haja nenhum problema na execução orçamentária durante o ano de 2015”, completou o prefeito Rui Ramos.
Também participaram da reunião os prefeitos Paulo Roberto Barbosa (Planura) e Reinaldo Sebastião Alves (Veríssimo); o secretário Executivo da Amvale, Antônio Oliveira, e o consultor Jurídico da entidade, advogado Fábio José Macciotti Costa.
 
Lúcio Castellano – MG 04052 JP
Assessor de Imprensa Amvale

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub