WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Cidadão

04/06/2014 - Crianças dos Cemeis são avaliadas e acompanhadas por nutricionistas

Os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) passaram por avaliação antropométrica, que consiste na determinação de medidas das diversas partes do corpo humano, oferecendo dados fundamentais para o acompanhamento do desenvolvimento infantil. A iniciativa é do Programa Saúde na Escola – PSE.  O Programa – direcionado às redes municipal e estadual) é gerido por um Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) das Secretarias Municipais de Educação e Cultura ( Semec) e de Saúde com a Superintendência Regional de Ensino.

Nos Cemeis foi realizada a segunda avaliação em parceria com a Equipe de Saúde da Família (ESF).  Quanto à ‘Promoção da Alimentação Saudável’, realizou-se teatros e palestras abordando a importância dela num trabalho entre nutricionistas e acadêmicas de nutrição da UFTM. De acordo com a nutricionista da SEMEC, referência do PSE, Graziela Feliciano o trabalho teve bons resultados. “Já houve melhora no consumo de frutas entre as crianças conforme relatos de diretores e merendeiras”, afirmou.

Quanto ao tema ‘Direito Sexual e Reprodutivo, foi formado grupo de adolescentes multiplicadores no Probem, haja vista que a instituição reúne importante universo de estudantes tanto de escolas municipais como estaduais.

A coordenadora do PSE pela SEMEC, Eliete Rodrigues Pereira, destaca que nesta semana se encerram as oficinas de formação de cerca de 60 alunos divididos em duas turmas, que trabalharam temas como gravidez na adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis, relação de gênero e protagonismo juvenil. Mural que ganhou o nome de “Papo Reto” foi fixado visando a estimular os adolescentes da instituição a conversar sobre tais assuntos durante o intervalo.

As ações ‘Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos’, ‘Direito Sexual e Reprodutivo’ e ‘Prevenção de Álcool, Tabaco de Outras Drogas’ serão trabalhadas de forma articulada com os grupos de liderança e de talento do Projeto Jornada Ampliada do Departamento Cultural.

“O PSE é uma excelente estratégia do governo federal que foi pactuada pelo governo Paulo Piau, pois há todo um entendimento que a prevenção é o melhor caminho para promoção da saúde”, encerra Eliete.

 

Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Cidadão



Voltar