Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Pronatec

29/05/2014 - Município irá aderir ao programa do Pronatec Viver sem Limite

O prefeito Paulo Piau e a secretária de Desenvolvimento Social, Angela Dib estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 27, com a consultora do programa do Pronatec, Viver sem Limite, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Christine Vianna Algarves Magalhães, onde foi discutida a adesão do município ao programa.

A assinatura do termo de adesão será realizada nesta quinta-feira, dia 29, durante o 1º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência que acontecerá no Center Convention de Uberlândia. O assessor da Superintendência da Pessoa com Deficiência de Uberlândia, Roberto Martins, esteve presente na reunião e aproveitou para convidar o prefeito para participar do evento que encerrará na sexta-feira, dia 30.

“Esse encontro regional irá beneficiar os municípios que têm uma demanda de mercado de trabalho que pode ser preenchida por pessoas com deficiência. Durante o encontro serão apresentadas várias novidades em stands de empresas que mostrarão o que há de mais moderno em termo de tecnologia para o deficiente físico. Já registramos mais de 600 inscrições, mas nossa expectativa é receber ao todo mais de 1.000 pessoas no evento”, destaca Roberto.

O Viver sem Limite foi desenvolvido pelo Governo Federal com inspiração na força e no exemplo de pessoas com deficiência e trata-se de um conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação; Inclusão social; Atenção à Saúde e Acessibilidade. Cada ação presente nesses eixos é interdependente e articulada com as demais, construindo redes de serviços e políticas públicas capazes de assegurar um contexto de garantia de diretos para as pessoas com deficiência, considerando suas múltiplas necessidades nos diferentes momentos de suas vidas. “Queremos justamente expandir o número de matrículas de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Esse evento em Uberlândia será um momento importante para Uberaba e os municípios que assinarão o termo em que estaremos nos comprometendo a cada vez mais, aumentar a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho”, ressalta Christine.

Segundo a secretária Angela Dib a adesão do município ao Pronatec Viver sem Limites é de grande importância, pois será uma oportunidade das pessoas com deficiência receberem uma capacitação voltada para elas, uma ação que promoverá a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho acarretando em mais qualidade de vida.

Paulo Piau aplaudiu a iniciativa do Governo Federal nessa ação de apoio as pessoas portadoras de deficiência e destacou o evento que ocorrerá em Uberlândia que irá discutir as oportunidades que as pessoas têm de buscar as sua independência embora tenham uma deficiência.

A secretária de Desenvolvimento Social, Angela Dib, irá representar o prefeito na abertura do evento e, devido a compromissos previamente agendados Piau irá comparecer apenas no segundo dia de evento no período da tarde.

“Uberaba é uma cidade que está requisitando muita gente nesta área, sobretudo na prestação de serviço. Portanto, o que precisamos é treiná-las para que elas possam trabalhar em bons cargos, conquistar a independência e ter a autoestima elevada”, afirma Piau.

O prefeito reforçou que o presidente da Fundação de Ensino Técnico e Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI), Lourival dos Santos, que também estava presente na reunião, deverá dar atenção especial aos portadores de necessidades especiais para que eles sejam treinados, capacitados e inseridos dentro dos projetos da FETI e do Probem. “Esperamos que as oportunidades venham e as pessoas possam ganhar a sua vida, ter independência e ser felizes”, justifica Piau.

 

Jorn. Natália melo

Comunicação PMU – 28.05.2014

 
 
 

Outras Notícias: Pronatec



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub