A professora, inspetora escolar e servidora pública Maria Leocy Bugiato Faria Salge ministrou nesta terça-feira (15), o Curso de Secretariado Escolar, em atendimento especial à solicitação formulada pela Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), a partir de demanda apresentada pelas prefeituras associadas. O curso estava sob a coordenação de Lúcia França e Gleicemar Barcelos, do Departamento de Projetos e Captação de Recursos da entidade.
“O secretário escolar é o coração da escola”, destacou Maria Leocy. A profissão de secretariado foi regulamentada em 1985 e, desde então, o mercado de trabalho para profissionais da área só aumentou e se fortaleceu. Foi a partir da regulamentação que a sua participação nas empresas e escolas passou a ser mais valorizada, aumentando as opções de formação para este profissional, cujas atividades e ações interferem diretamente na administração escolar.
Em sua dinâmica realizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, o curso propiciou a discussão acerca da importância dos arquivos administrativos da escola como fonte documental para revelar memórias e histórias de vida da comunidade escolar e de seu entorno. “Observar o interior da escola é uma tarefa complexa, mas fundamental para elaboração de um diagnóstico qualitativo e quantitativo para uma avaliação sistemática das características, expectativas, possibilidades e limitações existentes na instituição, para novos desafios e percursos”, diz Maria Leocy.
De outra parte, Gleicemar Barcelos destacou que o grande objetivo do curso foi “rever a função do secretário escolar na escola, mediante as modificações pedagógicas, culturais e identitárias da contemporaneidade”, ao destacar ainda, a expressiva participação de cerca de 50 secretários escolares dos municípios associados à Amvale.
Lúcio Castellano