Prefeitura

AMVALE

15/04/2014 - Amvale debate criação do Samu Regional

Foto: Enerson Cleiton

Reunião serviu, ainda, para o início da elaboração da pauta de reivindicações da região à presidenta Dilma

A elaboração de documento com reivindicações da região a ser entregue à presidenta Dilma Rousseff na abertura da ExpoZebu, dia 03 de maio,  e a criação do Samu Regional foram alguns dos principais assuntos debatidos nesta segunda-feira (14) pelos prefeitos associados à Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), durante reunião realizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba.

 “A Funasa (Fundação Nacional de Saúde – órgão vinculado ao Ministério da Saúde) que é o grande instrumento de apoio aos municípios com menos de 50 mil habitantes, na parte de saneamento, não está funcionando. Então temos que pedir à presidenta que dê essa cobertura, pois são obrigações (das prefeituras) perante o Ministério Público e, sobretudo, também, em relação ao meio ambiente. Vamos dizer a ela que nós precisamos da Funasa ativa e apoiando os municípios”, expôs o presidente da Amvale e prefeito de Uberaba, Paulo Piau, antecipando ser este um dos itens da pauta reivindicatória que será elaborada em conjunto com os seus colegas prefeitos.

Quanto ao Samu, depois de considerar que o serviço é uma necessidade para salvar vidas, Paulo Piau destacou a importância da presença do superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Iraci Neto, que fez um amplo relato sobre a regionalização do serviço.  “Hoje, o Samu funciona em Uberaba, mas não na região. Decidimos que faremos um consórcio, na área de urgência e emergência, para atender a região toda, já que a nossa cidade é referência para o atendimento de média e alta complexidade”, diz.

Paulo Piau também falou sobre o processo de criação da RMTRIAL (Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), após reunião realizada na última sexta-feira (11), no gabinete do prefeito de Uberlândia e presidente da Amvap (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba), Gilmar Machado, e que contou com a presença de lideranças da região. Sobre a conclusão do encontro, assinalou: “Foi a compreensão dos empresários, das entidades de classe e das representações políticas das cinco associações microrregionais, de que isso (a RMTRIAL)  é um ponto importante para o futuro da nossa região. É a oportunidade de colocar o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba no mapa do mundo, como bem diz o secretário de Gestão Estratégica de Uberlândia, Stoessel Ribeiro”, diz.

No dia 25 próximo, um encontro em Uberaba reunirá os deputados estaduais que irão votar a proposta, bem como os deputados federais, para, segundo Paulo Piau, “fechar o encaminhamento e para dizer para a Assembleia Legislativa e à deputada Liza Prado: “toca, aprova e queremos aprovado antes do meio do ano”.

ExpoZebu Dinâmica - No primeiro momento da reunião, os prefeitos ouviram João Gilberto Bento, do setor de Marketing da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), que detalhou a realização da Expozebu Dinâmica  que será realizada durante a programação da ExpoZebu, entre os dias 07 e 09 de maio, na Estância “Orestes Prata Tibery Jr.”, localizada na MG 427 – KM – 02, em Uberaba, e de propriedade da entidade. A mostra tem a Prefeitura de Uberaba e a Amvale entre seus apoiadores e trará grandes empresas nacionais das áreas de insumos, máquinas e implementos, equipamentos, infraestrutura, veículos, serviços e tecnologias. “É uma programação audaciosa que marca o início de mais um evento importante para nossa região”, disse ele.

Samu Regional - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Financiado pelos governos federal, estadual e municipal, tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU-192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

O superintendente regional de Saúde, Iraci Neto, falou sobre a implantação da Rede de Urgência e Emergência da Região do Triângulo Sul, denominado Samu Regional. Depois de agradecer a participação da Amvale no processo, afirmou ser “imprescindível a presença dos prefeitos e dos secretários municipais nas discussões em torno da implantação do serviço”.

A unidade abrangerá 27 municípios, divididos em três microrregiões: Frutal/Iturama, Uberaba e Araxá e que concentra uma população da ordem de 750 mil habitantes. A Central Operativa será instalada em Uberaba. Serão implantadas cinco USAS (Araxá, Frutal/Iturama e duas em Uberaba) e 19 USBs (três em Uberaba e uma nas demais cidades). A Unidade de Saúde Básica (USB) é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem. Já a Unidade de Saúde Avançada (USA) é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro. Em ambos os casos, os resgates seguem o Protocolo de Suporte Básico de Vida. Todas as unidades são monitoradas, sendo possível conhecer a localização e a rota durante o deslocamento.

Iraci Neto revelou que, para o Samu Regional do Triângulo do Sul, o Estado já encomendou 24 ambulâncias. O Estado também disponibilizará o Projeto Aeromédico, composto por seis helicópteros e dois aviões, para cobrir todas as regiões mineiras.

Agora, na região, segundo explicou Iraci Neto, inicia-se a formatação do consórcio temático chamado CISTRISUL (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Sul) que será o gestor do Samu Regional. Os municípios já aderiram ao novo sistema que terá que ter o aval das respectivas câmaras municipais. Para tanto, a Amvale disponibilizou seus consultores jurídicos Jacob Estevam de Oliveira e Fábio José Macciotti Costa.

Outros assuntos - Por fim, vale destacar outros dois assuntos tratados na reunião. A utilização do equipamento Vibroacabadora de asfalto, recentemente adquirida pela Amvale, com o apoio do Governo de Minas. Seus primeiros serviços serão executados nas cidades de Água Comprida, Conceição das Alagoas e Planura, conforme explicaram o prefeito Celson Pires e o secretário Executivo da entidade, Antônio Oliveira. Enquanto isso, o Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande), presidido pelo prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, conduzirá o atendimento, via consorciada, das exigências federais em relação às novas legislações sobre iluminação pública e destinação de resíduos sólidos. Para tanto, foram criadas duas comissões. A primeira, para “dar fim” aos lixões, cujo prazo final é o dia 04 de agosto próximo, formada pelos prefeitos Gustavo de Almeida Gonçalves (Água Comprida), Celson Melo (Conceição das Alagoas) e Reinaldo Sebastião Alves (Veríssimo). Para a iluminação foram designados Paulo Roberto Barbosa (Planura), Ademir Melo (Campo Florido) e José Rodrigues da Silva Neto (Comendador Gomes).

Lúcio Castellano

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub