Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

20/03/2014 - Amvale apóia na captação de recursos para o CBH do Baixo Rio Grande

A Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) passa a ser a “Entidade Proponente” do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande (GD8), na condição de gestora financeira para captação de recursos referentes aos 7,5% do Fhidro (Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais) e assim garantir a operacionalização do Comitê. O Fhidro tem por objetivo dar suporte financeiro a programas e projetos que promovam a racionalização do uso e a melhoria dos recursos hídricos, quanto aos aspectos qualitativos e quantitativos, inclusive os ligados à prevenção de inundações e o controle da erosão do solo. 

O pedido foi apresentado pelo presidente do órgão, Hideraldo Buch, tendo sido aprovado, por unanimidade, pelos prefeitos e secretários municipais presentes, após amplo debate coordenado pelo prefeito de Uberaba e presidente da Amvale, Paulo Piau, sobre o funcionamento do órgão criado em 2002 e que possui 64 conselheiros, entre titulares e suplentes. Sua sede, muito bem estruturada, está localizada no Parque Tecnológico de Uberaba - CEA - Centro de Educação Ambiental - Avenida Randolfo Borges Júnior, nº 1.000, Bairro Univerdecidade - Sala 04.

“Com essa aprovação, o nosso Comitê pode, com certeza, dar andamento a todas as atividades nas questões ambientais na área da Bacia Hidrográfica GD8”, destacou Hideraldo Buch, ao explicar, em seguida, que o Fhidro é um fundo de recuperação das bacias hidrográficas. Os recursos são oriundos de compensação do setor elétrico e distribuídos aos 36 comitês de bacias existentes no Estado de Minas Gerais. “Hoje é da ordem de R$ 230 mil para cada um deles. A verba pode ser utilizada, por exemplo, para pagamento de despesas com aluguel, internet, viagens dos conselheiros para participação deles em seminários e encontros nacionais de comitês de bacias, bem como contratação de pessoal e manutenção de uma sede”, expôs.

Ao agradecer o apoio da Amvale, o presidente do CBH do Baixo Rio Grande fez questão de destacar a trajetória de apoio de Paulo Piau, não só ao CBH do Baixo Rio Grande, mas também aos demais em funcionamento no Estado. E explicou: “Desde 1994, então no cargo de deputado estadual, Paulo Piau, apoiou nossa luta pela criação do GD8 e foi o autor da lei que criou o Fhidro, fundo responsável pela recuperação das bacias hidrográficas de Minas”. 

Lúcio Castellano – MG 04052 JP
 Assessor de Imprensa Amvale

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub