Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

28/02/2014 - Gestores municipais são capacitados para elaboração de editais

Em atenção às demandas levantadas pelos GMCs – Gerentes Municipais de Convênios, a Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) firmou parceria com a Secretaria de Administração de Uberaba. Objetivo é oferecer capacitação em temas elencados pelos municípios associados. A programação teve início com o primeiro curso “Capacitação em Elaboração de Editais”, realizado nesta quinta-feira (27), no Anfiteatro da Prefeitura de Uberaba.

Com a participação de cerca de 80 GMCs de Uberaba e municípios da região, o curso foi ministrado pelo diretor Executivo da Recovery Sistemas, advogado Paulo Gustavo Lourenço de Oliveira, que apresentou o Bolsanet – portal de compras eletrônico, sistema destinado a promover a comercialização em larga escala de produtos e serviços, objetivando sempre a economia com qualidade, através de plataformas modernas e versáteis, incluindo pregão eletrônico, presencial (online) e a cotação eletrônica.

“A elaboração de edital é o cerne de todo processo licitatório”, diz Paulo Gustavo, cuja explanação focou, por exemplo, toda jurisprudência para que os servidores não encontrem dificuldade no momento de elaborar o procedimento e, assim, evitar impugnações, mandados de segurança e quaisquer outros empecilhos que venham gerar anulação de editais.

Aprimorar procedimentos - Cabe destacar que o Departamento de Licitações da Prefeitura de Uberaba, conforme determinações do prefeito Paulo Piau ao secretário de Administração, Carlos Magno Bracarense, está trabalhando para ampliar a equipe de servidores do setor, aprimorar o fluxo dos procedimentos e promover a imediata substituição de equipamentos obsoletos por novos. Tudo isso para aperfeiçoar os serviços prestados, imprimir ritmo eficiente e dinâmico aos procedimentos de compras governamentais, sem se afastar da legalidade, moralidade, publicidade, transparência e eficiência, princípios que norteiam os processos licitatórios.

Segundo o secretário Carlos Bracarense, uma das melhorias foi a parceria técnico-operacional firmada para utilização das plataformas de pregão eletrônico e cotação eletrônica – Bolsanet, bem como promover periódicas capacitações de servidores.   O intuito com a adoção das medidas é oferecer para os licitantes maiores opções de acesso, assegurar maior disputa entre os concorrentes, tornando o processo amplo e democrático, gerando uma compra melhor e com mais qualidade, além de gerar economia para os cofres públicos. “O processo licitatório é voltado com formalidades, cujos passos têm que ser obedecidos, além de regras, princípios, legalidade e publicidade. Assim contempla-se a legalidade na contratação eficiente em respeito à legislação”, expôs.

Por fim, Gleicemar Barcelos, do Departamento de Projeto e Captação da Amvale, ao destacar como de “grande importância” a parceria da Prefeitura de Uberaba e a Bolsanet, também ressaltou como de real significado e alcance a abertura à participação de prefeituras da área da Amvale ao evento, que enviaram 20 servidores para a capacitação.   

Lúcio Castellano

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub