Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

15/01/2014 - Paulo Piau é reeleito presidente da Amvale

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), foi reeleito para o cargo de presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), para o exercício em 2014. A aprovação da chapa única foi feita por aclamação durante reunião realizada nesta terça-feira (14), na sede da entidade, em Uberaba. A diretoria da Amvale para este exercício conta ainda com o prefeito de Campo Florido, Ademir Ferreira de Melo, como vice-presidente; o prefeito de Planura, Paulo Roberto Barbosa, fica com a presidência do Conselho Fiscal, e como membros do referido conselho os prefeitos de Santa Juliana e Comendador Gomes, respectivamente, Oscar Carneiro Filho e José Rodrigues da Silva Neto.

Além da escolha dos diretores da Amvale, o encontro serviu para uma apresentação das atividades realizadas pelos diversos setores da instituição em 2013, assim como para um balanço da atual situação da associação junto aos prefeitos. Ao avaliar o resultado do trabalho realizado no exercício passado, Paulo Piau destacou o desenvolvimento de diversos projetos, não só importantes, mas, “fundamentais para os municípios associados”. Citou, por exemplo, o Plano Municipal de Saneamento Básico, que coloca o Vale do Rio Grande como a única região que está em dia com a legislação que está para entrar em vigor. “Portanto, cumprimos com o nosso papel”, diz.

Ação consorciada - Presidido pelo prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, tendo como vice o prefeito de Conceição das Alagoas, foi instituído o Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande), para abrigar outras atividades em apoio à gestão pública dos municípios. Foi outro ponto assinalado por Paulo Piau. E, ainda, o trabalho realizado pelo Cisvalegran (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande), presidido pela prefeita de Delta, Lauzita Rezende da Costa, especialmente no apoio a toda região nas ações de combate à dengue.

Dentre outras realizações, ainda, os serviços de captação de recursos, disponibilização de máquinas, dentre outras ações. Ano passado, a Amvale obteve recursos do Governo do Estado para aquisição de uma máquina para asfalto que trará muitos benefícios para os municípios da região, lembrou o presidente. “É um balanço muito produtivo da Amvale durante o ano de 2013. Temos que evidenciar a participação de todos os prefeitos e, sobretudo, os servidores da Amvale”, acentuou.

Quanto ao seu segundo mandato, Paulo Piau espera consolidar os projetos já iniciados, incluindo a questão da municipalização dos ativos da iluminação pública, além de atenção às estradas rurais e a destinação dos resíduos sólidos. “Caminhando nessa direção e dando suporte e apoio técnico para os municípios, acredito que a Amvale está cumprindo o seu papel. Também esperamos a conclusão do projeto da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba”, disse.

“Falta de dinheiro” - Quanto às dificuldades atuais dos administradores públicos, Paulo Piau foi enfático no seu comentário: “O maior problema dos prefeitos do Brasil inteiro, inclusive da Amvale, chama-se falta de dinheiro. O dinheiro está concentrado em Brasília. Depois, em Belo Horizonte. Os municípios ficam com a menor parcela. Precisamos ir de pires na mão pedir recursos em Brasília e em Belo Horizonte. Esse recurso é caro. É uma pedra de gelo: sai grande de Brasília e chega miúda nos municípios. É claro que folha de pagamento, com o aumento do salário mínimo, agora, dá mais uma apertada nos municípios, aliada à gestão complicada e interferências do Ministério Público na questão dos medicamentos. Nós estamos passando por uma fase de ajuste da administração pública municipal. Mas são desafios que temos que enfrentar”.

Desenvolvimento regional - O secretário executivo da Amvale, Antônio Oliveira, também destacou o papel da associação na região durante a exposição do relatório de atividades da instituição. “Podemos fazer uma avaliação positiva de 2013, e os municípios podem contar com a Amvale em 2014 para que possamos cumprir com o nosso objetivo de crescimento e desenvolvimento regional integrado”, frisou.

A Amvale, instituição de natureza civil, de duração indeterminada, visa a integração econômica, social, política, técnica e administrativa dos municípios e a prática do associativismo municipal no Estado de Minas. Foi criada juridicamente em 14 de janeiro de 1976. A Amvale é composta pelos municípios de Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba, Planura, Sacramento, Santa Juliana, Uberaba e Veríssimo integrantes da área geográfica que constitui a microrregião do Vale do Rio Grande, no Estado de Minas Gerais.

 

DIRETORIA 2014

PRESIDENTE: PAULO PIAU NOGUEIRA - PREFEITO DE UBERABA

VICE-PRESIDENTE: ADEMIR FERREIRA DE MELO – PREFEITO DE CAMPO FLORIDO

CONSELHO FISCAL

 PRESIDENTE: PAULO ROBERTO BARBOSA-PREFEITO DE PLANURA

MEMBROS:

OSCAR CARNEIRO FILHO - PREFEITO DE SANTA JULIANA

JOSÉ RODRIGUES DA SILVA NETO-PREFEITO DE COMENDADOR GOMES

 

Lúcio Castellano

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub