Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Prefeitura no Bairro

27/11/2013 - Valim de Melo e adjacências recebem projeto Prefeitura no Bairro

Os moradores dos bairros Valim de Melo l, ll e lll, Chica Ferreira, Jardim Metrópole, Conquistinha e Jardim Itália l e ll receberam, na noite da última segunda-feira (25), o prefeito Paulo Piau, a primeira dama Heloísa Piau, o vice-prefeito Almir Silva e seus secretários, na 12ª edição do projeto Prefeitura no Bairro. A reunião foi realizada na quadra de esportes da Escola Municipal Joubert de Carvalho e contou com a participação de dezenas de pessoas. Ao abrir a reunião, o prefeito Paulo Piau explicou o objetivo do projeto e ressaltou a necessidade de levar “a Prefeitura ao encontro da comunidade”. Piau afirmou que tanto ele, quanto os secretários, estavam ali para ouvir as necessidades da comunidade como também receber sugestões, pois esta ação faz parte da administração participativa.

A presidente da Associação de Moradores do bairro Valim de Melo l, ll e lll e Chica Ferreira, Creusa Maria da Silva, foi a primeira a pronunciar e parabenizou a atual administração pela iniciativa e abertura de espaço para a comunidade, visto que esta ação “dá condições para que a comunidade participe diretamente da administração”.  Várias demandas foram apresentadas pela presidente entre elas, a limpeza de terrenos baldios, recapeamento das principais ruas dos bairros, sinalização horizontal e vertical, como também a questão da segurança daquela região. Moradores do bairro Conquistinha cobraram da administração a regularização dos lotes que foram comercializados e que ainda não receberam suas escrituras.

Representando o padre Fábio Meira, da Paróquia de Santa Bárbara, Renato Afonso Vinhal externou sua preocupação com o crescimento demográfico daquela região, que apresenta muitas dificuldades, principalmente o acesso à saúde pública e no policiamento do bairro. “Espero sair daqui hoje com propostas concretas para o desenvolvimento organizado deste setor, pois a cada dia cresce o número de moradores e principalmente de crianças”, finalizou Renato.

O presidente da Cohagra, Wagner Júnior, afirmou que tem buscado uma solução para o impasse dos moradores o Conquistinha junto aos órgãos competentes, principalmente junto ao cartório de Imóveis, que apresentou divergências na metragem dos terrenos. “Temos trabalhado para resolver esta situação, tudo é uma questão de tempo. Nosso departamento Jurídico está empenhado em resolver este impasse”, disse Wagner Júnior, ressaltando ainda que o Departamento Jurídico da Cohagra está à disposição dos moradores para sanar quaisquer dúvidas.

 

Foto: Sebastião Santos



Demandas – Várias reivindicações foram registradas a respeito da segurança no bairro, como também a instalação de semáforos e sinalização horizontal e vertical. O titular da Settrans, cel. Emanuel Kappel destacou que foi incumbido pelo prefeito Paulo Paiu para preparar um amplo projeto de Segurança Pública, que será desenvolvido em parceria com as Polícias Civil e Militar, onde irá atender toda a comunidade. Kappel lembrou ainda que o prefeito Paulo Piau já solicitou ao governo do Estado a implantação de um 2º Batalhão da Polícia Militar em Uberaba, ação esta que ganhou apoio e reforço do deputado Estadual Tony Carlos, que adotou a questão da Segurança Pública como uma de suas bandeiras de trabalho. “Já temos mais de 350 mil habitantes, Uberaba é a única cidade deste porte que não tem dois batalhões”, finalizou Kappel.

Já as questões relativas à superlotação de passageiros do transporte coletivo e os constantes atrasos nas linhas que atendem os bairros, como também as condições dos abrigos instalados nos pontos de ônibus, foram respondidas pelo secretário de Planejamento, Claudio Junqueira, que garantiu estudar todas as demandas apresentadas, inclusive, ampliar a oferta de ônibus para a comunidade, mediante estudos da demanda.

O secretário de Infraestrutura, Roberto Indaiá, destacou que só está aguardando o tempo chuvoso passar para iniciar o trabalho de tapa buracos e recapeamento das principais ruas e avenidas dos bairros envolvidos, como também a limpeza de terrenos baldios, mas reivindicou o apoio da comunidade para denunciar o descarte clandestino de lixo e entulhos. “Estamos trabalhando para melhorar a cada dia mais nossa cidade, mas venho em público pedir o apoio de vocês no combate ao descarte ilegal de lixo. Não adianta a prefeitura limpar e a comunidade sujar. Este apoio na manutenção vai tornar Uberaba uma cidade limpa e organizada”, concluiu ele.

Passarela – Outra reivindicação da comunidade local está relacionada à instalação de uma passarela para pedestres sobre a Rodovia BR 050, interligando os bairros Chica Ferreira e Jardim Elvorada.
Com relação a esta demanda o prefeito Paulo Piau destacou a importância da passarela para o local para garantir a travessia de moradores. Paulo Piau lembrou que a solicitação já foi encaminhada para o Dnit e que o mesmo já sinalizou para a construção, que deve acontecer no próximo ano, após a assinatura de concessão da rodovia BR 050 para a iniciativa privada.

O subsecretário municipal de Esportes, Itamar Ribeiro, disse á comunidade que vários projetos voltados para crianças, jovens e adolescentes na área de esportes, estão em andamento para serem executados já no próximo ano.

Ao encerrar a reunião, o prefeito Paulo Piau garantiu que todos os pedidos terão o encaminhamento devido pelos secretários, em busca de soluções que atendam à população. Ele afirmou ainda que a administração está à disposição da comunidade e que tem trabalhado pela humanização dos serviços, visando melhoria da qualidade de vida da população.

O deputado Estadual Tony Carlos fez questão de destacar o trabalho e empenho desta administração no sentido de valorizar a população e, mais do que isso chamar a comunidade para fazer parte das decisões da cidade.

 

Jorn. Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Prefeitura no Bairro



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub