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Departamentos

Departamento de Gestão de Documentos e Arquivo Histórico: 

 

ecolhe documentos de arquivos públicos de valor permanente. Receber, por recolhimento os documentos de valor histórico da Administração Pública Municipal, procedendo ao registro, conservando aqueles de valor histórico, obedecendo ao quadro de classificação funcional de documentos e da tabela de temporalidade de documentos. Recebe, organiza e preserva a documentação privada de interesse histórico. Executa atividades relativas à emissão de certidões consoante as disposições legais. Mantém a guarda dos documentos recolhidos, adotando critério de armazenamento, acondicionamento e arranjos adequados. Executa a higienização e a conservação preventiva dos documentos e instalações. Promove o restauro ou os reparos dos documentos, avalia o estado de conservação e apresenta as prioridades inerentes ao programa de conservação.

Departamento de Difusão, Apoio à Pesquisa e Atendimento:
Executa projetos de pesquisa histórico-culturais visando à produção, ao conhecimento e à divulgação do acervo. Realiza e disponibiliza fontes de pesquisas em forma de guia, anais, catálogos, difundindo-as a serviço da cultura. Edita publicação de interesse histórico ou do Município de Uberaba, atendendo aos pedidos de informações dos órgãos dos Poderes do Município, da imprensa e do público, conforme as disposições legais. Realiza eventos de caráter científico e cultural, com vistas à divulgação do acervo, dos projetos e das ações da Superintendência. Desenvolve programas educativos junto à rede pública e privada. Elabora projetos com o objetivo de captação de recursos para a realização de eventos e outras promoções. Produz material didático em apoio aos programas educativos a serem implementados. Garante acesso e orientação bibliográfica aos usuários. Realiza pesquisa em apoio às atividades da Superintendência. Realiza pesquisa de campo para a complementação do acervo. Redige artigos sobre os resultados de pesquisa para publicações em boletins e jornais da cidade. Desenvolve programa de sensibilização da comunidade, incluindo os agentes públicos, no qual deve ser destacado o papel social dos arquivos, como a sua contribuição ao poder decisório em prol da memória municipal.

Departamento de Gestão de Documentos e Arquivo Administrativo: 
Recebe por transferência os documentos avaliados pelos órgãos integrantes do Poder Executivo; atende às consultas dos órgãos de origem dos documentos, bem como dos cidadãos; controla os empréstimos realizados; prepara os documentos para o recolhimento ao Arquivo Histórico; procede à eliminação de documentos sob sua custódia, de acordo com os prazos previstos na “Tabela de Temporalidade” oficializada pelo Decreto 2669/2007.

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Gestor da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba:
Jorge Alberto Nabut

Endereço:
Praça Dr. José Pereira Rebouças, 650 - Bairro Boa Vista

CEP: 38017-270

Telefone:
(34) 3338-2864 / 3312-4315

Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e 13h00 às 17h30 (pedidos até às 17h).

E-mail:
arquivouberaba@yahoo.com.br
arquivopublico@mednet.com.br

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