Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Você está em: Prefeitura Municipal de Uberaba > Prefeitura > Superintendência do Arquivo Público de Uberaba > Trajetória Histórica

Trajetória Histórica

Desde o ano de 1951 já havia uma preocupação pela criação de um Arquivo Público para resguardar a história em Uberaba. Na época, o vereador Dr. José Soares Bilharinho solicitou a aquisição de um prédio destinado a servir de Arquivo Público.

O Arquivo Público de Uberaba foi criado em 4 de novembro de 1985, pela Lei Municipal nº 3.656, como autarquia da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A inauguração oficial aconteceu no dia 22 de fevereiro de 1986. 

Tornou-se um Departamento, integrante da Fundação Cultural de Uberaba, pela Lei Delegada nº 07 de 16 de dezembro de 2005. 

Em 18 de junho de 2012, através da Lei nº 11.446/2012, o Arquivo Público foi anexado à estrutura da Secretaria de Administração e transformado em Superintendência de Arquivos.

A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba, através da Lei Municipal nº 12.206, sancionada no dia 01 de junho de 2015, integrou a estrutura da Secretaria de Governo, seguindo a recomendação do CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos).

 A instituição arquivística é um local muito importante, que tem por finalidade recolher, custodiar, preservar, divulgar o patrimônio documental e garantir o pleno acesso à informação, suporte para a tomada de decisões governamentais e garantia de direitos individuais e coletivos para o exercício pleno da cidadania.

O Arquivo Administrativo e o Arquivo Histórico interagem na gestão documental e constituem, no interior de Minas Gerais, um fato pioneiro e inédito, confirmando um grande avanço e relevância da prática arquivística.

Preserva e divulga a memória histórica de Uberaba e Região. Disponibiliza o seu acervo para fomentar a pesquisa, as manifestações culturais e as ações educativas. Preserva o suporte social da memória coletiva e assegura o acesso ao documento e à informação como direito básico da cidadania. 

A Superintendência, com a finalidade de promover a gestão e preservação do patrimônio documental, tem papel relevante nesse processo, transmitindo informações, que servem ao administrador, ao cidadão e ao historiador em prol da divulgação científica, cultural e social, bem como a garantia de direitos individuais e coletivos e o exercício pleno da cidadania.

Voltar

Gestora da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba:
Marta Zednik de Casanova

Endereço:
Praça Dr. José Pereira Rebouças, 650 - Bairro Boa Vista

CEP: 38017-270

Telefone:
(34) 3338-2864 / 3312-4315

Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e 13h00 às 17h30 (pedidos até às 17h).

E-mail:
arquivouberaba@yahoo.com.br
arquivopublico@mednet.com.br

Visite nosso Blog:

www.arquivopublicouberaba.
blogspot.com

Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub