Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

24/10/2013 - Municípios da Amvale conhecem Programa Ciência Hoje

Desenvolvido pelo Instituto Ciência Hoje, ligado à SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE) foi apresentado nesta quarta-feira a secretários e diretores municipais de Educação de municípios da região, numa iniciativa da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), durante palestra ministrada pelo professor Ricardo Madeira, no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba.

Segundo o educador, o PCHAE tem como objetivo estimular as crianças a utilizarem o texto científico, em sala de aula, desde a educação infantil até o fundamental para produzir, lá na frente, adultos mais bem preparados e estruturados para enfrentar o mundo atual.

Foto: Enerson Cleiton



Ricardo Madeira citou que o programa tem 14 anos de história. Nesse período, já trabalhou com 650 mil crianças e formou mais de 15 mil professores. Como resultados alcançados, efetivamente, citou a elevação dos índices, tanto do IDEB quando, enfim, os outros índices de auditoria externa que o MEC imprime nos municípios que se utilizam dos mecanismos de alfabetização científica nas séries iniciais da rede pública.

“Nós temos um caso específico: no Rio de Janeiro onde atuamos com crianças de 5º ano e que estavam defasadas do ensino fundamental, de uma avaliação de nota 4, elevamos para nota 8. Esses alunos readquiriram interesse em aprender, usando como ferramental a ciência da vida que nos permeia”, destacou.

Quanto à iniciativa da Amvale em proporcionar a divulgação do PCHAE, junto aos municípios associados, Ricardo Madeira disse ser “muito importante perceber que nessa região tem uma instituição, como a Amvale, tão interessada e tão ligada na ampliação de resultado que vai levar, possivelmente, a melhoria do IDH regional, além de possibilitar um impacto direto junto aos pequenos cidadãos que vão fazer a economia girar daqui a alguns anos”.

 

Lúcio Castellano

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub