Prefeitura Servi�os Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo

Você está em: Prefeitura Municipal de Uberaba > Prefeitura > Secretaria Municipal de Educação e Cultura > Ações 2013

Cursos de Capacitação, Projetos, Parcerias e Ações de 2013...

 

UCA: Implementando Novas Tecnologias Educacionais


Considerando a aquisição de um novo sistema a ser instalado nos netbooks educacionais do Prouca, visando à melhoria no processo ensino-aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Formação Continuada, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação, promove o curso “UCA: Implementando Novas Tecnologias Educacionais” (o uso do Sistema Operacional METASYS e suas ferramentas pedagógicas).

O curso “UCA: Implementando Novas Tecnologias Educacionais” tem como objetivo capacitar os professores que trabalham com o programa: “Um Computador por Aluno – UCA” - na sala de aula, com alunos do 6º ao 9º ano. Também, é destinado aos professores, pedagogos, diretores, auxiliares de direção das Unidades Escolares e servidores da SEMEC.

O curso está será realizado na Escola Municipal Uberaba, de outubro a dezembro deste ano, e terá duração de 40 horas. Para tanto, foram ofertadas 500 vagas, distribuídas em 20 turmas, que ocorrerão aos sábados, segundas, terças, quartas e quintas-feiras.

Demais esclarecimentos sobre as informações acima, entrar em contato com o Departamento de Formação Continuada - SEMEC. Telefones: 3318-0765/3318-0755.

E-mail: formacaocontinuada@uberabadigital.com.br
 

Saberes e Intervenção Pedagógica


Considerando que o importante não é apenas formar continuamente os professores, mas sim formarprofissionais especializados, de maneira a assumir uma formação de caráter mais prático e centrada na aprendizagem dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Formação Continuada em parceria o Serviço Social do Comércio – SESC - propõe a formação:

“Saberes e Intervenção Pedagógica” para os professores que atuam na Educação Infantil com turmas de 4 e 5 anos.

O objetivo é promover o aprimoramento da formação dos docentes de forma a atender as demandas, necessidades e especificidades de cada área do conhecimento. Pretendemos contribuir para a sistematização do trabalho didático-pedagógico, a elevação do nível de proficiência, aprofundamento teórico-metodológico e a construção de conhecimentos de alunos e professores.

Para essa formação foram disponibilizadas 70 vagas. O curso de formação acontece na Escola Municipal Uberaba, com duração de 40 horas, em 2 turmas, no período de outubro a dezembro de 2013.

Demais esclarecimentos sobre as informações, entrar em contato com o Departamento de Formação Continuada - SEMEC. Telefones: 3318-0765/3318-0755.

E-mail: formacaocontinuada@uberabadigital.com.br
 

Saberes e Práticas no Cotidiano do Setor do Recursos Humanos

Com o objetivo de possibilitar ao servidor dos Recursos Humanos uma reflexão sobre a práticacotidiana no atendimento, em especial o atendimento ao público e de oportunizar momentos de aprendizagem para melhor realizar as necessidades específicas da função, faz-se necessário uma formação voltada aos profissionais que atuam no setor de Recursos Humanos - RH - da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, visto que constituem o ativo mais importante de qualquer  organização. Exigem-se para tal profissionais competentes, que saibam ouvir as demandas dos “usuários” e tenham destreza para agir em consonância com o público e com o processo solicitado.

Tendo em vista que, a formação é indispensável a todos os profissionais, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Formação Continuada, propõe a formação: “Saberes e Práticas no Cotidiano do Setor de Recursos Humanos - RH” para os servidores de RH da Educação, visando garantir a qualidade necessária para ao atendimento ao público e para o desempenho nos serviços da SEMEC.

Demais esclarecimentos sobre as informações acima entrar em contato com o Departamento de Formação Continuada - SEMEC. Telefones: 3318-0765/3318-0755.

E-mail: formacaocontinuada@uberabadigital.com.br
 

Etiqueta Empresarial para Atendimentos e Desenvolvimento das Relações Interpessoais


Partindo do pensamento de Freire, “que os homens se educam mediatizados pelo mundo” e, tendo em vista que, a formação é legalmente constituída e que é imprescindível que se tenha profissionais competentes, que saibam ouvir as demandas das instituições e tenham destreza para agir em consonância com o trabalho realizado, torna-se importante uma formação voltada aos profissionais que atuam com o atendimento ao público.

Desse modo, o Departamento de Formação Continuada em parceria com a FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) e com o objetivo de possibilitar o aprimoramento, a qualificação e a atualização aos Secretários e Auxiliares de Secretaria lotados nas Escolas Municipais de Uberaba e CEMEI’s disponibiliza a esse público a formação: “Etiqueta Empresarial para Atendimentos e Desenvolvimento das Relações Interpessoais”, que também constitui um módulo aos inscritos no curso: “Saberes e Práticas no Cotidiano do Setor de Recursos Humanos”, dia 09/10/2013, na FAZU.

Demais esclarecimentos sobre as informações, favor entrar em contato com o Departamento de Formação Continuada - SEMEC. Telefones: 3318-0765/3318-0755.

E-mail: formacaocontinuada@uberabadigital.com.br



Universidade Aberta do Brasil – UAB


Com o objetivo de apoiar a formação continuada de professores, a Universidade Aberta do Brasil - UAB - oferta cursos em nível de aperfeiçoamento, graduação e especialização, na modalidade à distância. Em Uberaba, o polo de apoio presencial situa-se na Escola Municipal Boa Vista.

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos superiores para as camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação presencial. Logo, o público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação.

Cursos oferecidos no Polo de Uberaba:


1. Graduação:

Pedagogia – UFU
Licenciatura em Matemática – IFTM
Licenciatura em Computação – IFTM
Licenciatura em Computação – IFTM (início previsto para agosto/ 2013)
Licenciatura em Português – IFTM (início previsto para agosto/ 2013)
Licenciatura em Inglês – UFU
Licenciatura em Espanhol – UFU
Administração Pública – UFU
Administração Pública – UFU (início previsto para agosto/ 2013)


2. Pós- Graduação:

Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família – UFMG
Curso de Pós-Graduação em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação – UFU
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial – Deficiência Auditiva (início previsto para agosto/ 2013)
Curso de Pós-Graduação  Lato Sensu  em Educação Especial – Deficiência Mental (início previsto para agosto/ 2013)
Curso de Pós-Graduação  Lato Sensu  em  Educação Especial – Deficiência Visual (início previsto para agosto/ 2013)

3. Cursos de Extensão:


Curso de Extensão em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – UFMG


4. Cursos de Aperfeiçoamento:


Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade – UFMG (início previsto para agosto/ 2013)
Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Saúde na Escola (início previsto para agosto/ 2013)

Mais informações sobre a UAB em: http://www.uab.capes.gov.br

Demais esclarecimentos sobre a UAB e cursos entrar em contato com o polo de apoio presencial.

Telefone: 3322-3783, ou com o Departamento de Formação Continuada - SEMEC. Telefones: 3318-0765/3318-0755.

E-mail: uab.polouberaba@gmail.com



Projeto Prova Brasil: Ensinar e Aprender por Competências e Habilidades

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Formação Continuada, em parceria com a Universidade Federal de Triângulo Mineiro - UFTM - desenvolve o Projeto Prova Brasil e realiza o Curso Prova Brasil: descritores, habilidades e competências objetivando contribuir com a elevação do índice educacional (IDEB) na Rede Municipal de Uberaba. Desse modo, propicia uma formação efetiva aos professores da rede com saberes que lhes possibilitem realizar uma prática docente que promova o desenvolvimento das competências da leitura e do cálculo matemático em seus alunos.

O curso está sendo realizado na Escola Municipal Frei Eugênio e se destina aos professores de Língua Portuguesa e Matemática que atuam no 4º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, com encontros quinzenais, às quartas-feiras, no período de 19/06 a 13/11.

A professora da UFTM, Sandra Eleutério, ministra os 5 primeiros encontros de Língua Portuguesa e os 5 seguintes serão proferidos pela professora Váldina  da UFTM para os professores  de Matemática, acerca de assuntos  relacionados à Prova Brasil.

Mais informações sobre a Prova Brasil em:  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=210&Itemid=324

PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo governo federal, Distrito Federal, estados e municípios a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O programa é chamado de Pacto, por sua característica de envolvimento de vários segmentos para sua realização e o compromisso por todos participantes na rede municipal.

A Secretaria Municipal de Educação de Uberaba, por meio do Departamento de Formação Continuada, organiza e promove a formação de seus professores alfabetizadores, contemplando 29 Escolas Municipais, 214 professores, 5.350 alunos de 1º, 2º e 3º ano.

Essa ação conta com 9 orientadoras de estudo e uma coordenadora municipal. O curso acontece na Escola Municipal Boa Vista quinzenalmente, e tem duração de dois anos. Em 2013, a ênfase é Alfabetização e Linguagem, em 2014 a ênfase será Alfabetização matemática, com uma carga horária de 120 horas anuais.

Os professores serão certificados pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU.            

Mais informações sobre o PNAIC em: http://portal.mec.gov.br/


Programa Algar Educa

O Algar Educa é um Programa de formação de educadores voltado para o desenvolvimento de propostas de Educação Integral.

Os participantes do Programa envolvem-se em encontros de formação presenciais e à distância nos quais são convidados a fazer parte de sessões de estudo, de vivências variadas (situaçõesproblema, encaminhamentos metodológicos, análises de prática) e, também, de realizar exposições orais sobre a implementação do Programa em cada uma das escolas e cidades onde atuam.

O Programa Algar Educa é desenvolvido em escolas públicas de Ensino Fundamental, em 14 cidades de 04 estados brasileiros. É uma realização do Instituto Algar em parceria com secretarias municipais de educação, superintendências regionais de ensino e a assessoria educacional da Criação Consultoria.

Em Uberaba,  quatro escolas foram contempladas, sendo elas: Escola Municipal Boa Vista, E.M. Profª Geni Chaves, E.M. Profª Stella Chaves e E. M. Norma Sueli Borges.

Participam dos encontros: um Professor e o Gestor ou Coordenador Pedagógico de cada escola e, ainda, as Analistas Educacionais: Maria Cristina Rossi, Vânia Sene e Patrícia Prata dos  Departamentos de Inclusão, Pedagógico e de Formação Continuada, respectivamente, representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba.


Os Saberes, a ação Pedagógica e as Práticas na Educação Infantil: RENAFOR - UFTM

A Rede Nacional de Formação Continuada - RENAFOR - foi criada em 2009, de acordo com a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, no sentido de resgatar, conforme inciso VIII: “a importância do docente no processo educativo da escola e de sua valorização profissional”.

A Rede Nacional de Formação Continuada - RENAFOR - é  um programa do Ministério da Educação e Cultura - MEC, voltado para formação de profissionais do Magistério da educação básica da rede pública de ensino. Em Uberaba, os cursos são oferecidos pela Universidade Federal de Triângulo Mineiro - UFTM.

O objetivo dos cursos da RENAFOR é, além de atender a legislação educacional brasileira vigente, levar o profissional da educação básica a refletir sobre a sua prática pedagógica, proporcionando aos profissionais um desenvolvimento de novas ações que possam favorecer a formação de indivíduos mais autônomos, críticos e reflexivos.

O curso de aperfeiçoamento “Os Saberes, a ação Pedagógica e as Práticas na Educação Infantil” tem uma carga horária total de 120 horas, distribuídas nos seguintes módulos:

• Infância e Educação;
• Corpo, movimento e ludicidade;
• A construção da linguagem/códigos/ símbolos;
• Criança e a linguagem musical;
• A Ludicidade e a Infância; Linguagem matemática;
• Infância e arte.

Mais informações sobre o curso em: http://renaforinfantil.blogspot.com.br/


Performance e Estratégias Inovadoras: RENAFOR - UFTM

Também, oferecido pela Rede Nacional de Formação Continuada – RENAFOR, o curso de aperfeiçoamento em “Performance e Estratégias Inovadoras” tem carga horária de 120 horas distribuídas nos seguintes módulos:

• Cinema;
• Jogos;
• Engenharia do Papel;
• Mediação de Conflitos no Cinema.

Mais informações sobre o curso em: http://labeducuftm.blogspot.com.br/


Educação Integral, Linguagens e Expressão corporal: Conceitos, Procedimentos e Atitudes: RENAFOR - UFTM

O programa “Mais Educação” é uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O “Mais Educação” pretende atender à demanda da comunidade na qual a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - se insere, propiciando a continuidade da formação acadêmica do profissional da Educação Básica, especificamente, daqueles que atuam na área de Linguagens e Expressão.  Também visa refletir sobre o desenvolvimento de práticas na Educação Integral, um ideal presente na legislação educacional brasileira e nas formulações dos educadores e consolidar a formação do professor-pesquisador em condições de desencadear práticas que contribuam para a construção de indivíduos críticos e reflexivos.

O curso de aperfeiçoamento Educação Integral, Linguagens e Expressão corporal: Conceitos, Procedimentos e Atitudes com a carga horária total de 180 horas, distribuídas nos seguintes

• A escola de tempo integral e as expressões corporais;
• A escola de tempo integral e as expressões verbais;
• A linguagem dos arquétipos na educação integral: dos contos de fadas à literatura infantil;
• Expressões corporais, ginástica e dança;
• Trabalhando com contação de história e fantoches na educação integral;
• Expressões corporais e jogos;
• Atividades lúdicas na educação integral;
• Expressões corporais e cultura popular.


Mais informações sobre o curso em: http://www.uftm.edu.br/maiseducacao/

Demais esclarecimentos sobre as informações acima entrar em contato com o Departamento de

Formação Continuada - SEMEC. Telefones: 3318-0765/3318-0755.

E-mail: formacaocontinuada@uberabadigital.com.br

Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Desenvolvido por: Codiub