Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

CODAU

07/05/2013 - ESPECIALISTA APRESENTA DADOS NOVOS SOBRE VAZÃO DO RIO CLARO

O engenheiro civil, especialista em Hidrologia, Profº Mário Cicareli Pinheiro apresentou nesta segunda-feira os estudos realizados das condições hídricas da região Uberaba em encontro com a Associação dos Usuários de Água do Rio Claro (Auarc). Os dados incluem análises de vazão do rio Claro e devem dar suporte para uma proposta conciliadora que permita a renovação da outorga tanto para os irrigantes quanto o Codau.
Cicareli fez avaliação da oferta de água na bacia a partir de dados do monitoramento feito pela Cemig no rio Claro, nos últimos 10 anos. ‘E a seleção mostra que a situação da bacia do rio Claro é mais favorável, com maior disponibilidade de água’, indica o especialista. Essas informações levantadas nunca foram processadas pelo Instituto de Gestão das Águas de MG (Igam).
O professor foi contratado pelo Codau para fazer parte da comissão criada com o objetivo de estudar a situação hídrica do rio em conjunto com o Igam e a Auarc. Ele esteve reunido durante todo o dia com esse grupo e o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto. Também se encontrou com o prefeito Paulo Piau para relatar os estudos.
Guaritá explica que a análise técnica aponta a possibilidade real de eliminar conflitos, pois o rio Claro tem volume suficiente para atender tanto irrigantes quanto Codau. A proposta de renovação da outorga será produzida nesta terça-feira em conjunto com a Associação para ser enviada para o Igam.
O Codau busca a outorga para que o governo federal libere os R$ 53 milhões oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) que foram destinados para a obra da captação de água no rio Claro.  
O dirigente garante que a autarquia também se comprometerá a investir em infraestrutura para aumentar a capacidade hídrica do rio Uberaba, como é o caso de barramentos.  Já nesta terça-feira (7/5) Luiz Guaritá segue com Paulo Piau para Brasília em busca de recursos para viabilizar financiamentos para essas propostas. 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub