WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Controladoria

10/02/2012 - Uberaba sedia a 1° Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social

Uberaba sedia a 1° Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social Uberaba sedia a 1° Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social Uberaba sedia a 1° Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social - 1ª CONSOCIAL. Evento foi promovido pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (AMVALE) no Anfiteatro do Centro Administrativo do Município de Uberaba, com o objetivo de promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.

A 1ª. CONSOCIAL contou com a participação do Técnico da Controladoria Geral do Estado – CGE, Fernando Sete e, também do Promotor de Justiça Dr. José Carlos Fernandes, que abordaram temas voltados para a promoção da transparência pública e acesso à informação de dados públicos; além dos mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e as diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

O Promotor Dr. José Carlos Fernandes ressaltou a importância da CONSOCIAL como um instrumento de combate a corrupção que está a disposição da sociedade e destacou a importância da iniciativa da AMVALE, que segundo ele deveria ser seguida por todo Estado de Minas Gerais e pelo Brasil de modo geral.

O foco da Conferência foi o debate com todos os setores da sociedade sobre a transparência pública. Segundo o presidente da AMVALE, Wesley de Santi (prefeito de Sacramento) a sociedade civil, o Poder Público Municipal, Estadual e Federal e os Conselhos de Políticas Públicas, tiveram a oportunidade de discutir propostas de fortalecimento da transparência e do controle social além de eleger os 6 delegados, que representarão a Região na Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social  que acontecerá em Belo Horizonte, nos dias 14 e 15 de março de 2012.

Participaram como delegados representantes governamentais e civis dos seguintes municípios: Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Comendador Gomes, Conquista, Delta, Nova Ponte, Planura, Sacramento, Santa Juliana, Uberaba e Veríssimo.

As Conferências Municipais, Regionais e Estaduais acontecem em todo o país e são etapas preparatórias para a 1° Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - CONSOCIAL, que acontecerá em Brasília entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, e já é considerada um marco no processo de fortalecimento da democracia e combate a corrupção em prol da formalização do Plano Nacional de Transparência e Controle Social.

 
 
 

Outras Notícias: Controladoria



Voltar