Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Água Viva

31/05/2011 - Desvios no centro para obras do Água Viva já estão valendo

Os motoristas que transitam pelo centro de Uberaba devem ficar atentos aos desvios de trânsito programados para execução das obras de implantação dos interceptores de esgotos do projeto Água Viva. As informações são do Codau, Unidade de Gestão de Projetos e equipes que coordenam as alterações durante as obras.

Já estão valendo os desvios programados desde a última semana para o trecho da obra que está instalada na Avenida Leopoldino entre a Rua Gustavo Rodrigues da Cunha (via de acesso ao Uberabão) até a Rua Jaime Bilharinho.  São eles:

1) Não é mais permitido na confluência com a Rua Jaime Bilharinho (sentido Univerdecidade/centro), fazer a conversão à esquerda rumo ao bairro Fabrício.
2) O condutor que desce a Rua Jaime Bilharinho, sentido bairro-centro, está proibido de convergir à esquerda para a Leopoldino. Neste trevo as opções são: cruzar a Leopoldino e continuar na Jaime Bilharinho ou virar à direita na Leopoldino, no sentido centro.
3) O ponto de ônibus próximo ao Laboratório Biomed foi desativado e passou para o trecho da Rua Governador Valadares entre a Rua João Pinheiro e Senador Pena. Este ponto atende a 17 linhas diferentes.
4) Os ônibus, a partir da Praça dos Correios, na pista de fluxo sentido centro-bairro (Univerdecidade), já estão passando por uma nova rota, entrando pela Fidélis Reis e em seguida à esquerda para a Rua Governador Valadares até retornar à Leopoldino pela Rua Antônio Pedro Naves. A Guarda Municipal está mobilizada para auxiliar a travessia da Governador Valadares com Rua Treze de Maio, em horário de pico, visando o trânsito principalmente próximo ao colégio Rubem Alves.

Trecho III - A previsão é que nas próximas semanas este trecho entre a Rua Gustavo Rodrigues da Cunha e Jaime Bilharinho esteja finalizado. Após concluir o primeiro trecho da obra, outros desvios deverão seguir este planejamento para os próximos quarteirões.
Portanto, assim que a obra for executada no cruzamento da Leopoldino de Oliveira com a Rua Jaime Bilharinho, o início da pista dupla se dará a partir desta travessia até a Rua Antônio Pedro Naves (ao lado do Shopping Generoso Lenza). Durante todo o período de obras, o trânsito ficará assim definido:

1) O quarteirão da Jaime Bilharinho, a partir da Rua Afonso Rato, estará fechado, com exceção apenas para o fluxo de carros do local e acesso ao supermercado Bretas. Os clientes terão como opção a saída à direita para a Leopoldino de Oliveira.
Transporte coletivo – Quando esta frente III de obras for instalada, vários pontos de ônibus no trecho entre a Senador Pena e Jaime Bilharinho serão alterados por conta das obras do Água Viva. Todos os pontos de ônibus onde há alteração de embarque e desembarque já estão adesivados com as informações para onde cada linha será transferida. Os usuários devem prestar atenção às informações, a fim de se orientarem nos próximos dias. Equipe da Secretaria de Trânsito também está distribuindo um folder informativo sobre os desvios e transporte coletivo para os usuários que estão nos pontos de ônibus citados. Os técnicos também indicam os desvios e sugerem rotas alternativas para os comerciantes e motoristas que ali trafegam. O trabalho é feito na região central da cidade, pela manhã e à tarde.

As definições do transporte coletivo serão adotadas para os próximos dias são as seguintes:

1) O ponto de ônibus em frente ao Bretas (ao lado da Jaime Bilharinho) que atende a 24 linhas diferentes será transferido para o último quarteirão da Rua Bento Ferreira, próximo à esquina com a Leopoldino de Oliveira.
2) Ponto de ônibus para embarque e desembarque em frente ao shopping Generoso Lenza permanece sem alteração.
3) O ponto de ônibus defronte ao colégio Osvaldo Cruz, que atende a seis linhas, será transferido para a esquina da Rua Antônio Pedro Naves (rua lateral do shopping Generoso Lenza). Outras 17 linhas que também param neste ponto (defronte ao Colégio Osvaldo Cruz) vão para Governador Valadares, próximo à agência do INSS.

A frente de obras III dos interceptores na Leopoldino já está montada na altura da Rua Coronel Randolfo B. de Araújo (continuação da Rua 13 de Maio) e segue em direção à Rua Senador Pena, até as proximidades da Igreja Universal. Um trecho de 144 metros de extensão, na pista sentido centro-bairro. Os motoristas devem ficar atentos aos desvios programados para esta região. O outro lado, a pista sentido Univerdecidade/Centro não sofreu alteração do tráfego neste trecho. O trânsito inverso, sentido Centro/Univerdecidade, já está todo desviado para a Rua Governador Valadares.

Na Rua Senador Pena, no quarteirão localizado entre a Rua Governador Valadares e Leopoldino de Oliveira, o fluxo de veículos está invertido. Para acessar a Avenida Santos Dumont o motorista deve convergir à direita pela Senador Pena, em seguida à esquerda pela Governador Valadares até retornar à Leopoldino de Oliveira pela Rua Antônio Pedro Naves e dali entrar na Santos Dumont. O trânsito desde o topo do Morro da Onça está fechado até a Rua Governador Valadares.

O fluxo de carros das ruas João Caetano (que desde a Praça Santa Terezinha rumo ao bairro Estados Unidos) e João Pinheiro foi desviado, a partir do trecho de cruzamento das duas ruas, para a Avenida Fidélis Reis. O objetivo foi dar maior tempo de escape fazendo o trânsito fluir com mais facilidade.

Marco Tulio Gianvecchio, chefe da Guarda Municipal, afirma que as complicações no trânsito estão dentro do esperado pela Secretaria. ‘É impossível fazer uma obra no centro da cidade, com as características do Água Viva, sem causar nenhum transtorno’.
José Luiz Alves, presidente do Codau, ressalta que o trabalho da equipe da Prefeitura, Unidade de Gestão de Projetos, gerenciadora e empreiteira da obra, ainda é passível de ser alterado. As demandas diárias vão balizando as mudanças necessárias para atender a maioria da população de forma mais cuidadosa possível. ‘Mas, continua a seguinte orientação, quem puder evitar transitar pelo centro e buscar rotas alternativas estará passando por menos estresse neste período. Entretanto, para quem não tem alternativa a administração pede paciência e compreensão nesta fase das obras’.

 

 
 
 

Outras Notícias: Água Viva



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub