Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Água Viva

31/01/2011 - Comerciantes debatem obras do água viva

Cronograma e o bom gerenciamento das obras de implantação dos interceptores de esgotos nas avenidas centrais de Uberaba foram os tópicos mais elogiados entre os participantes da reunião realizada na último sábado entre Codau, Prefeitura e comerciantes. O encontro organizado em parceira com a Aciu, na sede da entidade, foi com o objetivo de informar sobre novo canteiro de obras, instalado desde esta segunda (31) no trecho da Avenida Leopoldino de Oliveira, próximo a Guilherme Ferreira.

Mais uma vez a reunião foi destinada a detalhar a logística da obra, visando minimizar os efeitos negativos como a restrição de acessos e mudança de trânsito nas imediações. O presidente do Codau, José Luiz Alves, explicou que em 20 dias, caso o clima permita, o trecho de 590 metros na Av. Leopoldino, entre a Guilherme Ferreira e a Rua João Quintino deverá estar concluído. As alterações no trânsito na Leopoldino já começaram a ser colocadas em prática nesta segunda, com desvio de mão dupla para a pista da esquerda, sentido bairro/centro. A Guarda Municipal estará presente para orientar os motoristas. O secretário de Trânsito, presente na reunião, Ricardo Sarmento, fez questão de informar que mantém a mesma equipe desde o início das obras para facilitar o trabalho e a interlocução com os comerciantes. ‘Estamos prontos para solucionar as novas demandas que possam surgir neste sentido e ajudar ao máximo a contornar os problemas’, assegurou ele.

O presidente da Aciu e Secretário de Planejamento, Karim Abud Mauad, destacou que as obras dos interceptores de esgotos estão muito bem absorvidas pela população, pois com o ritmo acelerado os transtornos são minimizados. Mas ele alerta, os empresários devem se preparar para as obras de drenagem pluvial, quando as avenidas serão abertas para construção de novos canais de água de chuva.  ‘A enchente no centro da cidade é um problema a ser enfrentado pela comunidade e comerciantes e a cidade está no caminho certo ao propor as soluções planejadas pelo Água Viva’, destacou ele. A preocupação da Aciu é quanto ao cronograma das obras de duplicação dos canais de drenagem. “Quando estiver definido estaremos prontos para discutir com a administração todas as alternativas para minimizar os efeitos negativos das obras no dia a dia do empresariado. Tenho proposto que será a hora de revitalizarmos os estabelecimentos comerciais e estudar benefícios compensatórios pelos transtornos, como isenção do IPTU para o intervalo de execução dessas obras.” Karim lembra que as reuniões explicativas devem ter ampla participação popular, pois é uma oportunidade para o debate em torno das obras que estão planejadas.

O vereador Carlos Alberto de Godoy também presente no encontro com a comunidade completa o raciocínio afirmando que a informação é fundamental no processo. ‘Mesmo que essas reuniões sejam cansativas, a população precisa participar. Uma sociedade pouca informada pode obstacularizar por ignorância’, sentenciou o parlamentar.

O advogado Virgílio Alvim, membro da Loja Maçônica Sete Colinas, morador da Pedro Salomão, uma das avenidas onde foram implantados os interceptores, testemunhou a favor da organização do canteiro de obras relatando a agilidade e as facilidades de acessos dos moradores em casa. ‘É uma obra extremamente necessária e corajosa por parte do poder público’, sentenciou.

Outro participante da reunião foi o comerciante Ângelo Crema, membro da diretoria da CDL. Ele observou que o planejamento de comunicação do Água Viva dá base para que os comerciantes se preparem para o período de obras, pensem suas estratégias de comunicação com os clientes, informem sobre novas rotas para chegar até suas lojas. ‘Nossa expectativa é de prazo, para que as obras não se estendam muito’. Ele também elogiou o projeto dos interceptores, as tubulações que terão a função de retirar os esgotos lançados dentro das galerias de água de chuva para conduzi-los até a Estação de Tratamento de Esgotos. ‘São inquestionáveis as melhorias ambientais desta obra’.

 
 
 

Outras Notícias: Água Viva



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub