Você está em: Prefeitura Municipal de Uberaba > Prefeitura > Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor > Reforma do Imóvel

Reforma do Imóvel

Caso o consumidor pretende reformar seu imóvel, é de extrema importância tomar alguns cuidados.  Fique atento a algumas dicas para garantir uma ótima reformar, evitando gastos desnecessários.

Planejamento

O primeiro passo é verificar o que será reformado e listar todos os itens que você terá que trocar. Assim, você tem uma idéia de quanto será gasto e não corre o risco de interromper sua reforma no meio do caminho.

Documentação

Grandes reformas, como ampliação ou diminuição de área existente, por exemplo, necessitam de um alvará de aprovação da Prefeitura. Sem ele, a Prefeitura tem autonomia para paralisar ou demolir a obra em caso de não-regularização.  Já as reformas superficiais, como troca de pisos, de louça sanitária ou de pintura, por exemplo, dispensam qualquer tipo de regularização, pois são consideradas reparos.

Informações Prévias ou Informações Técnicas

Antes de iniciar a reforma, é importante conhecer todas as instalações elétricas e hidráulicas do imóvel. Saber exatamente onde passa um cano de água, por exemplo, pode parecer banal, mas é imprescindível para evitar transtornos e gastos desnecessários. Você pode verificar essas informações em uma planta atualizada.
No caso de condomínio, verifique se a reforma não compromete a estrutura do edifício. Checar com o síndico as regras de utilização de caçambas e de entrega de material, além dos horários permitidos para a reforma, também é primordial.

Profissionais do Ramo

Na hora de contratar um profissional do ramo como arquiteto, engenheiro, ou pedreiro, é importante ter referências. Visite obras que ele já fez, converse com os proprietários dos imóveis que ele reformou e veja se você se identifica com os projetos desenvolvidos por ele. Ter empatia pelo profissional contratado é essencial, pois, para garantir o bom andamento da obra, o contato entre vocês deverá ser freqüente.
Após escolher o profissional, solicite um contrato com todos os itens da reforma - passo a passo - e seu respectivo valor e forma de pagamento. Assim, você evita desentendimentos e cobrança de serviços extras sob a alegação de não estarem inclusos no acordo inicial.  Outro acordo fundamental é quanto à ordem e à limpeza das áreas comuns durante a reforma. Não pode haver resto de materiais (areia, cimento, pingos de tinta) nos corredores, por exemplo. Exija essa manutenção por parte do profissional contratado.

Material de Construção

Como qualquer outra aquisição, a compra de material de construção deve ser efetuada a partir de alguns cuidados. Sempre que possível, consulte um profissional da área, capaz de orientá-lo obtenha autorizações necessárias junto aos órgãos públicos e informe-se sobre novas técnicas e materiais disponíveis no mercado. Após, realize uma pesquisa de preços, através de pedido de orçamento prévio junto às lojas ou de consulta a cadernos especializados de jornais e revistas.

 
Cuidados na hora da compra 

Orçamento

Solicite informações referentes a formas de pagamento; taxa de juros que serão aplicadas; descontos para preço à vista; prazo de entrega; e cobrança ou não de frete. 
 
Produto fora de linha 

Muita atenção na aquisição desse tipo de material. Produtos como pisos, azulejos e louças sanitárias saem de linha com muita freqüência. Por isso, às vezes, acabam tendo preços atrativos para quem compra. O risco de se adquirir tais produtos deve ser bem avaliado pelo consumidor, uma vez que, na necessidade de reposição (seja para complementação ou substituição), pode ocorrer de não existirem materiais semelhantes.

Produto de ponta de estoque

A compra de produtos em ponta de estoque constitui uma boa opção de economia, pois normalmente o preço é reduzido em relação ao valor normal de tabela. Entretanto alguns cuidados devem ser observados. Verifique se a quantidade disponível é do mesmo lote (código, cor e tonalidade). Ainda se o produto encontra-se em ordem (inteiro, na embalagem original, sem manchas, mistura etc.). Peça para ver o produto no estoque ou depósito e confira. Se fizer negócio, exija que o mesmo seja separado e marcado como já vendido. Verifique ainda se o produto continua em linha de produção ou catálogo.
 
Entrega do material na obra

Confira todo o material, inclusive quantidades e valores. Caso esteja incorreto, não assine o recebimento nem aceite o produto, fazendo uma observação das irregularidades no verso da nota fiscal. Entre em contato com a loja para resolver a questão. Caso não possa estar no local para receber o produto, oriente o responsável (pedreiro, parente, vizinho) para agir dessa forma. Não solucionando o problema, recorra ao Procon de sua cidade.

Conferindo a qualidade 

Cimento e areia

Verifique o prazo de validade na embalagem do cimento, evitando adquiri-lo com muita antecedência. É comum esse material empedrar quando fica muito tempo guardado, além de poder perder a qualidade quando mal armazenado.
A areia pode ser grossa, fina ou misturada e deve ser adquirida de acordo com a necessidade da obra. Ela é vendida em grandes quantidades (por metro cúbico) ou em pequenas embalagens plásticas. Evite comprar material úmido, pois isso pode significar menor quantidade de areia. Verifique também se não há outros produtos misturados à areia, como terra ou pó de serragem, que poderão provocar trincamentos na obra. 

Tijolo e bloco

Tijolos e blocos possuem medidas específicas e você deve exigi-las. Vejam quais são elas:  Altura: 19 cm.
Largura: 9, 14 ou 19 cm.
Comprimento: 19 ou 39 cm.
 
Material hidráulico

Procure consultar um profissional especializado (encanador), indicado por outras pessoas que já se utilizaram de seus serviços para saber quais são os produtos mais adequados para sua casa. Certifique-se de que as conexões adquiridas tenham a mesma espessura das tubulações, para evitar problemas. Atenção para as metragens; algumas lojas fornecem o preço do metro, mas somente comercializam barras inteiras (com três ou 5 metros). 
 
Lajes

Verifique se as vigas têm a identificação do fabricante e as marcas para facilitar a montagem. Solicite o manual de instruções. Observe se as medidas são adequadas para o tipo de construção.

Tintas

Observe o prazo de validade e o tipo de tinta mais adequado para o local onde será utilizada. Consulte um especialista para saber a quantidade de tinta necessária, evitando desperdício. Verifique, anote e guarde o código da cor e da tonalidade, itens importantes em eventuais aquisições futuras para reparos. 
 
Dispositivos elétricos (fusíveis, disjuntores, fios, cabos, interruptores etc.)

Saiba que esses materiais devem conter o nome do fabricante bem como a tensão (110 / 220 V) a que se destinam. As partes condutoras de energia elétrica devem ser de cobre ou liga de cobre, não podendo conter material ferroso. A presença de material ferroso no produto pode ser testada através de um imã. Somente os parafusos, rebites, ilhoses, pinos, molas e dispositivos destinados exclusivamente à fixação das partes condutoras ao corpo do produto ou do condutor ao terminal podem ser desse material. 

Pisos e azulejos

Anote as medidas dos locais onde serão utilizados os produtos e comprove se na embalagem consta à metragem, ou seja, a área que pode ser coberta por aquela quantidade de peças. Confira o número do lote, que deve ser o mesmo em todas as caixas, evitando variações de cor e/ou tamanho. Tais providências serão úteis, inclusive na necessidade de compras posteriores. Por precaução, compre sempre um pouco a mais, que servirá de reserva. 
 
Louças e metais

Verifique se na embalagem consta o nome do fabricante, CGC e endereço, bem como as instruções de instalação e uso. Fique atento quanto às medidas dos produtos, que devem ser compatíveis com a área onde serão instalados. 
 
Lâmpadas, lustres e luminárias

Os dispositivos devem ter indicada à potência ou a corrente nominal, além do nome ou logotipo do fabricante (especialmente as lâmpadas devem conter, no vidro, carimbo com esses dados). Verifique sempre a voltagem das lâmpadas, que deve ser compatível com a da rede concessionária. Recomenda-se a utilização de lâmpadas fluorescentes em área de grande circulação (cozinha, área de serviço, garagem e banheiro), pois elas duram mais e economizam energia. 
 
Dicas

Existem órgãos oficiais e entidades credenciadas competentes para expedir normas técnicas e certificar produtos (ABNT, INMETRO, IPT, por exemplo);
Os seguintes produtos possuem certificação obrigatória: fusível tipo rolha cartucho (CONMETRO); fio e cabo isolado até 750 v (INMETRO);
 Caso o produto adquirido venha a apresentar um vício oculto (defeito que não pode ser constatado aparentemente ou de imediato), é seu direito reclamar em até 30 dias da constatação do defeito. 
 
Fique Atento

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os produtos devem assegurar informações corretas e precisas sobre suas características, qualidade, quantidade e prazo de validade, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores. A oferta deve assegurar informações claras sobre o valor à vista, total a prazo, número de parcelas, taxa de juro aplicada e demais encargos;
 
Se o produto comprado apresentar defeito não sanado em até trinta dias, ou se o conteúdo líquido for inferior às indicações constantes da embalagem ou mensagem publicitária, o consumidor poderá exigir, alternativamente: a substituição do produto, a restituição da quantia paga, o abatimento proporcional do preço ou a complementação do peso ou medida;
 
No caso de venda do produto por telefone, a domicílio etc., lembre-se de que você pode desistir da compra num prazo de sete dias, a contar da data do recebimento do produto; 
 
Atenção: denuncie estabelecimentos que comercializem produtos em desacordo com as normas técnicas. Exija nota fiscal.
 
 

FONTE: FUNDAÇÃO PROCON-SP

Voltar

Presidente:
Anderson Romero Freitas

Endereço:
Av. Leopoldino de Oliveira, 2.976
CEP.: 38.015.000

 

Mantenha-se informado. Acesse nosso conteúdo nas redes sociais.
Instagram:
@proconura
Facebook: Procon Uberaba

 

 

WhatsApp para orientações (somente mensagem de texto).

Se preferir, ligue! (34) 3334-9100. Ou disque 151.

Agende pelo nosso aplicativo. Baixe já!

Fundação Procon Uberaba - Disponível para Android e IOS.

Acesse: https://linktr.ee/proconuberaba

Ou abra a câmera e aponte para o QR abaixo.

 

QR CODE

 

Horário de Funcionamento/
atendimento:
8h às 18h

 

Agendamento OnlineCalculadora do CidadãoEscola Nacional de Defesa do ConsumidorNão me PertubeConsumidor.gov.brRECALL

Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub