Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Água Viva

07/06/2010 - ETE rio Uberaba contribui para melhoria da qualidade da água

Conforme Estudo do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que apresentou um panorama da qualidade das águas dos rios mineiros relativo ao ano de 2009, o destaque ficou por conta da melhoria no parâmetro ‘Demanda Bioquímica de Oxigênio’ (DBO), que mede a quantidade de material orgânico presente na água. O avanço, conclui a pesquisa, se deu em virtude dos resultados dos investimentos realizados no estado em sistemas adequados de tratamento e disposição de esgoto sanitário.

Em relação à Uberaba, segundo o diretor de Desenvolvimento e Saneamento, engenheiro Antônio Almeida, a contribuição para a qualidade de água do rio Uberaba  está relacionada diretamente ao funcionamento da Estação de Tratamento de Esgotos Francisco Velludo - ETE Rio Uberaba,  que devolve ao rio Uberaba, efluentes com até 90% de redução de DBO. ‘São parâmetros expressivos que atestam que a ETE está devolvendo ao rio água limpa e dentro dos padrões. Acreditamos que é uma contribuição para que o rio melhore a sua classificação’, explicou o diretor.

Ele lembra que o projeto Água Viva, com investimentos na casa dos R$ 23 milhões também está executando a implantação dos interceptores de esgotos nas avenidas centrais, a fim de despoluir os córregos que passam sob as avenidas, inclusive o córregos das Lajes e conduzir esses esgotos diretamente para a ETE Rio Uberaba. É uma outra ação que contribuirá diretamente para a melhoria da qualidade das águas da bacia do rio Uberaba.

Já em relação à bacia hidrográfica do rio Grande, o Codau também irá interferir diretamente na qualidade da água do Ribeirão Conquistinha, afluente do Grande, pois a licitação para construção da ETE Ribeirão Conquistinha está concluída. As obras devem começar assim que a Caixa Econômica Federal liberar os recursos do Programa Pró-Saneamento, já disponibilizados e outros trâmites burocráticos forem concluídos.

Almeida lembra que a ETE rio Uberaba está preparada para tratar 74% dos esgotos coletados na bacia do rio Uberaba e a ETE Conquistinha outros 22% da bacia do Conquistinha, assim ‘completando este ciclo de investimentos o município estará pronto para tratar 98% dos esgotos’, disse ele.
 

 
 
 

Outras Notícias: Água Viva



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub