Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Você está em: Prefeitura Municipal de Uberaba > Prefeitura > Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio > Mercado Municipal de Uberaba

Mercado Municipal de Uberaba

Em 1882 surgia a primeira sede do mercado municipal de Uberaba e localizava-se no alto do rosário, na rua alegre, atual rua dr. Lauro borges, onde se ergueu o prédio do Fórum Melo Viana, sendo demolido em 1912. 

No período de 1914 a 1915 se instalou provisoriamente no prédio localizado na esquina da Praça Manoel Terra com a rua padre Jerônimo.

Em 02 de agosto de 1924, sob a administração do agente executivo Geraldinho Rodrigues da Cunha, foi inaugurada a sede definitiva do mercado municipal. 

Trata-se de uma construção na forma de um octógono de 53,62 metros de comprimento, 31,15 metros de largura, com área total de 1400 m². Após a instalação definitiva, no local onde hoje se encontra, o mercado municipal passou por várias reformas, com remodelações interna e externa, ampliações diversas, construção de sanitários e um mezanino metálico.

A última reforma foi realizada no ano de 2006, tendo sido realizada a pintura interna e externa, readequação dos banheiros para deficientes físicos e limpeza do piso interno.

Considerado um tradicional espaço de convivência e de negócios, o mercado municipal foi protegido pela Lei de tombamento nº 5.350 ratificada pelo decreto 1903, de 19/08/1999, instituído pelo condephau conselho deliberativo municipal do patrimônio histórico, artístico de Uberaba.

O uso dos boxes é autorizado mediante permissão precedida de licitação, em cujo edital deve conter todos os dados e exigências necessários, conforme disposição da lei orgânica do município e da lei 8.666/93.

Os boxes do mercado municipal comercializam carnes, queijos, frutas, doces, peixes, artigos religiosos, artigos de pesca e hortaliças, além de bares e produtos artesanais.

É um marco turístico do município onde acontecem novas amizades e fortalecimento das existentes. No entorno do mercado, encontram-se outros prédios históricos de Uberaba, como, Igreja de Santa Rita, Igreja São Domingos, prédio da faculdade de medicina, antiga cadeia pública. Visite o mercado municipal.

A gerência administrativa e operacional é de responsabilidade do departamento de abastecimento da secretaria do desenvolvimento do agronegócio da prefeitura municipal de Uberaba, que tem como objetivo estimular os permissionários de boxes a inovar, em amplos aspectos para atrair clientela diferenciada que visita ocasionalmente este patrimônio histórico municipal respeitado nacionalmente.

Por se tratar a cidade de Uberaba uma área produtora de gêneros gastronômicos diferenciados e cobiçados por clientes dos mais exigentes paladares, este mercado municipal contempla estoque amplo e diversificado atraindo consumidores de toda região e que através das redes sociais e das mídias podem ser multiplicados.

A utilização desse precioso espaço para a comercialização de produtos e serviços, alicerçados a estrutura técnico-administrativa da pmu devem proporcionar ao visitante/consumidor, satisfação e bem-estar durante sua permanência.

As atividades culturais e gastronômicas promovidas devem ser fomentadas como forma de divulgação de nossa cultura e valores.

 

Mercado Municipal

Dados sobre o Mercado Municipal

Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba

Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub