Guia Turístico Geoparque

 

Um Geoparque é uma área com expressão territorial e limites bem definidos. Deve possuir um notável patrimônio geológico aliado a uma estratégia de geoconservação, políticas de educação e sensibilização ambiental, além da promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável baseado no geoturismo.

 

O conceito de Geoparque surgiu como uma resposta à necessidade de conservar e melhorar o valor de áreas que possuem um significado geológico na história da Terra, que são verdadeiras testemunhas chaves da evolução do nosso planeta e determinantes para o nosso futuro e desenvolvimento sustentável.

 

Existem quatro características fundamentais para se tornar um Geoparque Global da UNESCO. Esses recursos são um pré-requisito absoluto, que são:

 

- Possuir Patrimônio geológico de valor internacional, avaliado por profissionais científicos, como parte da “Equipe de Avaliação do Geoparque Global da UNESCO”.
 

- Gestão Os - ou seja, um Geoparque da Unesco deve ser gerido por um organismo com existência legal reconhecida ao abrigo da legislação nacional. Este órgão de gestão deve estar devidamente equipado para tratar de toda a área e deve incluir todos os atores e autoridades locais e regionais relevantes. Deve possuir um plano de gestão, acordado por todos os parceiros, que preveja as necessidades sociais e econômicas das populações locais, que protege a paisagem em que vive e que conserve sua identidade cultural. Este plano deve ser abrangente, incorporando a governança, desenvolvimento, comunicação, proteção, infraestrutura, finanças e parcerias do Global Geoparque da UNESCO.
 

- Visibilidade por meio da promoção do desenvolvimento econômico local sustentável, principalmente por meio do geoturismo. Os visitantes, assim como os habitantes locais, precisam encontrar informações relevantes sobre o Geoparque como informações através de um website dedicado, folhetos e mapa detalhado da área que conecta os sites geológicos e outros da área. Um Geoparque Global da UNESCO também deve ter uma identidade corporativa.
 

- Networking não restrito somente a cooperação com a população local que vive na área do Geoparque, mas também com outros Geoparques Globais da UNESCO, de forma a aprender uns com os outros e, como rede, melhorar a qualidade do selo UNESCO Global Geoparque.

 

O Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, integra sítios e geossítios dispersos pela cidade que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e a cultural local.

 

No patrimônio geológico, o destaque é a singularidade dos registros paleontológicos de nossa região, representado notadamente pelos Dinossauros que são reconhecidos pelo mundo. Nos sítios históricos e culturais, apoiamos na relevância do gado Zebu que não é só econômica, mas também cultural. Ainda há as representações sustentadas pelo terceiro pilar que é a força e significância da religiosidade em Uberaba, que teve sua expressão máxima no ícone Chico Xavier, o maior brasileiro de todos os tempos, eleito em um programa de televisão exibido em rede nacional e inspirado no programa britânico 100 Greatest Britons da emissora BBC, colaboradora da edição brasileira.

 

Conheça mais sobre o Geoparque Uberaba.

Acessando nosso guia ou pelo site: https://www.geoparqueuberaba.com.br/

 


CODIUB
Facilita Tudo
Categorias:
Portais
Utilidades
CODIUB © COPYRIGHT 2018. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
CODIUB