WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Histórico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

 

Em 2006, quando da elaboração do projeto de implantação do CEREST Regional Uberaba, destacava-se a ausência de uma cultura institucional nos serviços de saúde e nas instituições formadoras no atendimento aos problemas decorrentes da relação saúde e trabalho. Não havia enfoque da área nas ações desenvolvidas pela vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e setores assistenciais.

 

O município já era habilitado na Gestão Plena de Sistema Municipal desde 1997 e teria, portanto, a função de assumir as ações de saúde relativas à Saúde do Trabalhador, e por ser cidade pólo deveria ainda absorver os usuários das cidades da Regional Triângulo Sul, que referenciam seus doentes para atendimento de média e alta complexidade em Uberaba, conforme Programação Pactuada Integrada (PPI Assistencial).

 

O projeto de criação do CEREST Regional Uberaba foi aprovado pela CIB Microrregional de Uberaba no dia 17 de maio de 2006 e a partir daí encaminhado à Coordenadoria Estadual em Saúde do Trabalhador para análise e prosseguimento. Em 17 de agosto do mesmo ano, em Reunião Ordinária da comissão Intergestores Bipartite-SUS/MG, foi homologado o credenciamento do CEREST, porém sua criação só foi aprovada na Câmara Municipal de Uberaba em outubro de 2007 através da Lei Nº 10.250.

 

A partir de abril de 2007 a coordenação do serviço foi definida e começaram a acontecer ações. Foram realizados o I e o II Encontro de Sensibilização em Saúde do Trabalhador e o I Seminário de Saúde do Trabalhador, dos quais participaram profissionais da rede SUS, representantes de sindicatos e associações, de hospitais e instituições de ensino, e de municípios que compõem a microrregião. 

 

Além dos Encontros foram realizadas várias reuniões para definição das unidades que fariam parte da Rede Sentinela e para sensibilização dos profissionais dessas unidades. Vários encontros foram realizados também com os municípios que compõem a micro para definição das Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador de cada município. Foram realizadas várias reuniões para composição do Conselho de Serviços e elaboração da minuta do regimento interno. 

 

 Lei 10250 - Criação do CEREST