WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Prestados

 

Diagnosticar as seguintes DST´s:

 

HIV/ AIDS: O HIV compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar adequadamente sua função de proteger o organismo contra as agressões externas. O exame específico para testagem é o Elisa, em caso de confirmação através de segundo teste, o método específico para o posterior será o Western Blot - WB.

 

Hepatites B e C: A Hepatite B é uma infecção causada pelo Vírus da Hepatite B - HBV seu diagnóstico é feito através do exame HBsAG; a Hepatite C é adquirida através do contágio com um agente transmissível, no caso, Vírus de Hepatite C - VHC, é analisado por meio do exame Ani-HCV. Ambas as enfermidades afetam principalmente o fígado.

 

Sífilis: É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Apresenta sintomas em três estágios: primária, secundária e terciária. Os dois primeiros estágios apresentam as características mais marcantes da infecção, quando se observam os principais sintomas e quando essa DST é mais transmissível, sua sorologia se dá através do em VDRL.

 

Os encaminhamentos são realizados por Unidades Básicas de Saúde - UBS's e Unidades Regionais de Saúde - URS's através do Sistema Único de Saúde - SUS ou mediante procura voluntária para testes de DST/ HIV/ Aids. A instituição coloca a disposição do usuário a recepcionista para o atendimento inicial, uma profissional em coleta de sangue e um aconselhador qualificado para esclarecimento de eventuais dúvidas.


 
Realização de Aconselhamento Pré e Pós-teste

 

Yazlle et. Al(1999) explicam que os estudos brasileiros apontam para a importância do aconselhamento para conscientizar a população sobre o comportamento sexual seguro. Betini (1997) aponta para a relevância da informação no contexto social, político e cultural contemporâneo. Nesse contexto, o CTA realiza um serviço em que o aconselhamento pós-teste é realizado somente individualmente e com agendamento. Neste momento o usuário responderá a um formulário para que seja averiguado pelo CTA o grau de risco de contágio em DST e Aids, e posteriormente, divulgação do perfil dos usuários (com total sigilo quanto aos seus dados pessoais, como por exemplo, endereço e nome).

 

Caso o resultado do exame seja negativo, o usuário é atendido por um profissional qualificado em aconselhamento; o usufrutuário é parabenizado pelo resultado e lembrando de que o diagnóstico pode significar que o mesmo não está infectado ou que a infecção é tão recente que o organismo não produziu anticorpos na quantidade suficiente para detectar a existência do vírus (janela  imunológica). Posteriormente, é lembrado de que o resultado negativo não significa que ele está imune da doença. O aconselhador reforça a necessidade da proteção frente às DST e Aids e a importância do uso do preservativo durante suas relações sexuais.

 

Diante do resultado positivo, o usuário é lembrado por um aconselhador qualificado de que o diagnóstico significado apenas que a pessoa é portadora do vírus, podendo ou não estar com a doença desenvolvida (o que demanda novos exames a serem realizados no SAE); é reforçada a importância de encaminhamento médico, ressaltando que existe tratamento para a Aids; é  lembrada da necessidade de adoção de medidas preventivas, a fim de evitar que, através do sexo sem proteção ou compartilhamento de seringas (no caso do usuário de drogas), ocorra a re-infecção pelo HIV ou outras DST e a transmissão de outras pessoas, enfatizando as formas de contágio e os métodos de prevenção, se necessário; é informado quanto à necessidade de comunicação do resultado para o (a) parceiro(a) atual. Posteriormente, o usuário é encaminhado para o SAE, tendo a sua disposição tratamento médico, psicológico e assistencial. O sigilo sobre as informações prestadas pelos usuários dos serviços é total, e se este só pode ser rompido com o consentimento expresso do usuário. Caso o mesmo decida comunicar o resultado para a família, o CTA se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos e disponibiliza também aos familiares acompanhamentos psicológico e assistencial.

 

Oferecer tratamento assistencial (médico, psicológico, odontológico, nutricionista, enfermagem, assistência social), medicamentoso e acolhimento a 100% das pessoas vivendo com DST/HIV/Aids e Hepatites Virais na área de cobertura da GRS Uberaba.