WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Objetivos

 

No CTA são realizados os exames sorológicos para HIV, Sífilis (VDRL) e Hepatites B e C. No ano 2000 foi implantado o Projeto Gestante, onde todas as gestantes que eram atendidas na rede pública realizavam todos os exames de pré-natal e Anti-HIV no CTA garantindo assim, a saúde da mãe e do bebê. Em meados de 2004 passaram a fazer parte das sorologias do CTA os exames de Hepatite B (HBSAg) e Hepatite C (Anti-HCV) para toda população.


Com o objetivo de fortalecimento das políticas públicas e para facilitar o acesso dos usuários às informações e recomendações, em janeiro de 2022 foi efetivado a descentralização da Testagem Rápida para atenção básica. Sendo assim, foi realizado capacitação dos profissionais da rede e regularmente é realizado o matriciamento das equipes via telefone. Alem das gestantes, a Testagem é oferecida a toda população em demanda espontânea.


A descentralização da testagem rápida e integração da atenção básica com a vigilância epidemiológica facilitaram o acesso à população e agregou esforços para o controle de doenças e agravos à saúde, seja na suspeita, na identificação dos casos e na desconstrução de estigma com relação à Testagem, haja vista que se trata de uma conduta preventiva.