WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

06/04/2019 - Fumacê percorrerá nove bairros na próxima semana e Motofog inicia quarto ciclo

UBV pesado (fumacê) inicia novo ciclo de combate e prevenção ao aedes aegypti em Uberaba nesta segunda-feira (8). Os veículos seguem cronograma consecutivo, percorrendo os mesmos bairros de segunda a quinta-feira, para melhorar a eficiência dos trabalhos ante ao grande volume de chuvas nas últimas semanas.

A seleção dos bairros segue o número de notificações de casos suspeitos de dengue como critério, de acordo com o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde e não são realizados agendamentos.


Já os motofogs seguem o cronograma de quatro ciclos semanais, em que as motos com o inseticida percorrem os bairros por quatro semanas, com o objetivo de atingir os mosquitos que surgirem entre uma semana e outra. As equipes dos dois serviços percorrem os bairros da cidade, agindo contra os mosquitos adultos, em dois períodos do dia, das 05h às 07h e das 17h às 22h, de segunda a sexta.


Fumacê – Durante a semana,  de 8 a 12 de abril, as equipes do fumacê percorrerão os bairros Jardim Primavera, Cássio Resende, Amoroso Costa e Abadia durante a manhã, enquanto à tarde/noite, o percurso será nos bairros Beija Flor II, Vila Celeste, Jardim Itália, Valim de Melo I, Parque das Aroeiras e Abadia.


Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, explica que durante a aplicação do inseticida, os veículos circulam em velocidade baixa, de 10 a 15km/h para garantir boa dispersão do produto, mas quando precisam deslocar para outro itinerário, trafegam em velocidade normal. “O trabalho do fumacê segue metodologia que é acompanhada de perto para maior efetividade possível. Por isso pedimos a compreensão e a ajuda da população, abrindo as janelas de casa quando o fumacê estiver passando para maior alcance do produto”, solicita Lara.


Ela enfatiza que devido o pulverizador do fumacê só ficar voltado para um lado, durante o trajeto, para atender os dois lados da rua, em alguns momentos a caminhonete precisa circular na contramão.


Motofogs – Os motofogs entram no quarto ciclo semanal, seguindo o mesmo cronograma da semana passada. Nesta segunda-feira (8), percorrem a Vila Olímpica e o Valim de Melo I na parte da manhã e o Parque das Américas à tarde. Na terça (9) passam pelo Centro durante a manhã, e São Benedito durante a tarde. Na quarta (10) de manhã, os motofogs estarão no Residencial Estados Unidos e Vila Arquelau, enquanto à tarde será a vez do bairro Abadia.

Já na quinta-feira (11), os motofogs estarão no Maringá e Cidade Jardim durante a manhã, enquanto o percurso da tarde será no Leblon e Ponte Alta. Na sexta (12), das 5 às 7 horas, os motofogs iniciam os trabalhos no Jardim São Bento e Morada do Sol, enquanto no período da tarde/noite, das 17 às 22 horas, o percurso será nos bairros Jardim Induberaba, São Cristóvão e Residencial 2000. Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre 3317-4660 (disque dengue) ou 3315-4173.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar