Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

16/03/2017 - Gestores da região discutem sistema de inspeção de produtos de origem animal e licenciamento ambiental

Eventos serão realizados pela Amvale, em parceria com a Prefeitura de Uberaba, através das secretarias de Desenvolvimento do Agronegócio e Meio Ambiente

Duas reuniões de secretários municipais das áreas do Agronegócio e do Meio Ambiente serão realizadas dias 22 (quarta-feira) e 24 (sexta-feira), ambas, às 9h, na sede da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), em Uberaba. Os detalhes foram acertados nesta quarta (15), através de parceria da Amvale com a Prefeitura de Uberaba, selada durante encontro do secretário Executivo da associação Vicente Araújo Neto, com os secretários municipais Luiz Carlos Fernandes Saad (Desenvolvimento do Agronegócio) e Carlos Messias Pimenta (Meio Ambiente). A meta é mobilizar o maior número possível de gestores das duas áreas.


No primeiro evento, será abordado o Sisbi-POA que vem a ser o programa de inspeção de produtos de origem animal, com a possibilidade de implantá-lo na região, de forma consorciada, aonde cada prefeitura possa ter seu próprio certificado e garantir a comercialização de produtos locais em nível nacional. No segundo dia, o foco será o Licenciamento Ambiental Regional, visando maior agilidade na análise de processos não dependendo de órgãos instalados em Uberlândia e/ou Belo Horizonte. Além de agilizar os procedimentos, ficam com os cofres municipais os recursos gerados por taxas e demais cobranças para a tramitação de processos.


“É importante que Uberaba, como cidade pólo, exerça esse papel de mobilização. Por meio de um grande esforço conjunto esperamos que sejam alcançados os objetivos com a realização dos dois eventos e, em especial, pela maior presença possível de representantes dos municípios”, destacou Vicente Araújo Neto.


Também o secretário Luiz Carlos Saad ressaltou a importância da junção de forças para regionalizar a cidade pólo, enquanto a Amvale traz essa situação de integração de seus municípios associados. “Nós vamos estar sempre presentes. O agronegócio, hoje, representa toda essa confluência da produção rural”, diz.


Por sua vez, o secretário Carlos Messias enfatizou que o município de Uberaba está no grupo de apenas seis municípios mineiros que têm convênio com o Estado e, por isso, pode fazer os licenciamentos ambientais. “Desde 2012 contamos com esse avanço, agora, vamos auxiliar um consórcio da Amvale para que as prefeituras da região possam contar com um corpo técnico e, assim, procederem a outorga de licenciamentos. O resultado será uma diminuição de custos, além de atrair mais investimentos para cada município e dar uma celeridade nos processos”, completou.

Lúcio Castellano – MG 04052 JP / assessor de Comunicação Amvale   

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba

Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub