WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

COHAGRA

11/03/2017 - Piau entrega 1400 moradias às famílias do Residencial Rio de Janeiro

Mil e quatrocentas famílias receberam hoje a chave das casas dos módulos A e C do Residencial Rio de Janeiro. O esforço da Prefeitura de Uberaba, por meio da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) proporcionou a aproximadamente 5.600 pessoas realizar o sonho da casa própria.


A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo Piau, da primeira-dama Heloísa Piau, do vice-prefeito João Gilberto Ripposati e da esposa Marinele Ripposati, do presidente da Cohagra, Marcos Jamal e secretários municipais, além de autoridades como o presidente da Câmara de Vereadores de Uberaba, Luiz Humberto Dutra e outros vereadores, além do deputado estadual Tony Carlos e do deputado federal Marcos Montes, representando os respectivos poderes. Adriano Aquino representou o Ministro das Cidades, Bruno Araújo.


As chaves foram entregues simbolicamente a algumas pessoas e logo depois todos assinaram o protocolo para receber as chaves em mãos. A aposentada Maria Elisabete Silvestre, de 65 anos, chorou ao receber os documentos com a chave. “Vamos morar eu, minha filha e meu neto, mas era o maior sonho da minha vida ter uma casa”, comenta.


A faxineira Benedita Gonçalves vai morar no Residencial com o marido e três filhos. “Meu coração está palpitando de felicidade, não consigo nem conversar. Realizar esse sonho, ter minha casinha, não tem emoção igual”, fala.


O prefeito Paulo Piau afirma que o plano é entregar mais de um conjunto habitacional por ano, para poder proporcionar às famílias uberabenses esta alegria. “Vamos cobrar o governo federal para que tenhamos soluções mais rápidas”, ressalta. Ele ainda afirma que a entrega do residencial não é só uma casa, é a valorização da família e o retorno ao trabalhador uberabense. 


O chefe de gabinete do Ministério das Cidades, Adriano Aquino afirma que uma das prioridades do ministro Bruno Araújo ao assumir a pasta foi regularizar o programa. “Temos ainda o módulo B, com mais 700 casas que já estão sendo regularizadas”, afirma.


Marcos Jamal, presidente da Cohagra se sente com dever cumprido em relação às famílias que residirão no bairro. “É um sonho deles e do governo municipal, em entregar essas casas, com trabalho conjunto de todas as secretarias municipais e do governo federal”, completa.


Ele afirma que a Cemig e o Codau estão trabalhando para atender prioritariamente o Residencial Rio de Janeiro. Ele explica que a energia elétrica no módulo A já está disponível e a partir da próxima semana, gradativamente, serão as instalações no módulo C. Já o Codau fez a ligação prioritária de água em 147 unidades e a partir de segunda fará a ligação por blocos. “Pegaremos um bloco do A e um bloco do C até terminarmos as 1400 unidades”.


Luiz Humberto Dutra, presidente da Câmara de Vereadores cumprimentou o prefeito Paulo Piau pela entrega do conjunto. “Estamos acompanhando de perto o processo para outros conjuntos e esperamos continuar trabalhando em parceria para o benefício das famílias mais carentes”, explica.
O vice-prefeito Ripposati resumiu este momento: “Juntos podemos construir uma cidade melhor”.
 
Infraestrutura – As ruas do Residencial Rio de Janeiro já estão com ruas asfaltadas e sinalizações de trânsito completas. O transporte coletivo também já está preparado para atender à população do bairro com a Linha 68 e a coleta de lixo já foi organizada e estará funcionando. As casas terão um sistema de fiscalização por QR-Code, que estarão fixados no padrão de energia e dentro das casas. Trata-se de um código de barras bidimensional, que conterá os dados dos mutuários de cada residência, facilitando o trabalho dos fiscais. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Codiub.


O bairro também já conta com um ginásio poliesportivo e tem um diferencial, que é o projeto Técnico Social, que dará oportunidade aos moradores de aprenderem um ofício, por meio da Fábrica de Tijolos, inédita no programa Minha Casa Minha Vida. Os tijolos serão usados para a construção de muros e os cursos serão oferecidos em parceria com a Feti.


A Secretaria de Educação fará um plantão na próxima semana para atender às famílias que tenham crianças em idade escolar. Todas as famílias serão atendidas e encaminhadas de acordo com a demanda e as vagas disponíveis em escolas municipais e estaduais. O atendimento será a partir de terça-feira, na sede da prefeitura, das 12h às 18h.
 
Monica Cussi
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: COHAGRA



Voltar