WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

COHAGRA

23/11/2016 - Projeto de Trabalho Social é iniciado no residencial Jardim Anatê

A equipe social da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra, participou de uma reunião nesta última semana, com representantes da empresa Instituto Assistencial de Desenvolvimento Humano, Educacional e Desportivo - IADHED, para tratar sobre o projeto Técnico Social do Programa Federal Minha Casa, Minha Vida – PMCMV no bairro Residencial Jardim Anatê em Uberaba.

O Trabalho Social é desenvolvido nos empreendimentos do PMCMV, faixa I, nos períodos de pré e pós-ocupação das unidades habitacionais, durante 12 meses. Na etapa de pré-ocupação, os contemplados são orientados com informações sobre direitos e deveres, atividades socioeducativas, geração de oficinas para emprego e renda. O diagnóstico das famílias contempladas, com o conhecimento do perfil social e educacional e suas exigências, é realizado pela equipe social da companhia, no decorrer dos encontros de pré-ocupação e sendo repassadas para o agente licitatório.

Na segunda etapa de pós-ocupação o objetivo é levantar questões do bairro para a criação de vínculos e atividades para as famílias, realizando vários trabalhos determinado pelo Governo Federal, com visitas às 500 famílias no bairro, para a produção de mapeamentos socioeconômicos e enfim, o desenvolvimento de novas ações. O valor do convênio do Trabalho Social para os empreendimentos são da ordem de 1,5% do valor do empreendimento, e procedentes do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

De acordo com o presidente da Cohagra, Marcos Jammal, é de suma importância este projeto, pois os contemplados recebem além de várias orientações, também a oportunidade de aprenderem a lidar com o gerenciamento financeiro da família e a capacitação profissional. Como por exemplo, o projeto realizado no empreendimento do Residencial Copacabana, onde o bairro foi selecionado entre as 100 melhores práticas de oficinas horticultura pela Caixa Econômica Federal.

“O Ministério das Cidades elaborou uma metodologia de aplicação, observando a necessidade de criar opções para estas pessoas se mobilizarem e promoverem a união. Este trabalho está sendo iniciado tarde, por conta da burocracia do processo licitatório, mas a empresa vem determinada para motivar e produzir práticas neste novo bairro, alcançando a participação de todos os moradores e quem sabe se destacar novamente em novas práticas”, enfatiza o presidente.


As ações do Trabalho Social são desenvolvidas a partir de quatro eixos, estabelecidos pelo Ministério das Cidades, são eles, mobilização, organização e fortalecimento social; acompanhamento e gestão social da intervenção; educação ambiental e patrimonial; e desenvolvimento socioeconômico.

Jorn. Katiuscia Antunes

Comunicação Cohagra

 
 
 

Outras Notícias: COHAGRA



Voltar