WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

COHAGRA

06/05/2016 - Prefeito Paulo Piau e Ministro do Desenvolvimento Agrário entregam Chaves dos empreendimentos Marajós

O Prefeito Paulo Piau ao lado do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias e do superintendente regional da Caixa, Paulo Antunes de Siqueira, realizou a entrega de chaves de 1.230 unidades habitacionais em Uberaba. Foram contempladas as famílias beneficiadas com casas nos empreendimentos Ilha de Marajó e Residencial Jardim Marajó I e II.

O evento de entrega de empreendimentos foi realizado simultaneamente em mais cinco cidades do país, onde a presidenta Dilma Roussef, discursou direto da cidade de Santarém (PA), cumprimentando Uberaba pela conquista. A presidenta inclusive apontou o Programa Minha Casa Minha Vida, como o mais importante de seu governo.


Ao todo, foram beneficiadas mais de 26 mil pessoas, nesta quinta-feira (05), com a entrega de 6.597 moradias nos municípios de Camaçari (BA), Uberaba (MG), Itapipoca (CE), Santarém (PA) e Campos dos Goytacazes (RJ). Os empreendimentos são destinados a famílias com renda de até R$ 1,6 mil, enquadradas nos critérios do Faixa 1. Com essa renda, as prestações das casas serão de até 80 reais.


O Prefeito Paulo Piau enalteceu a construção dos empreendimentos, que foram feitos por uma empresa de Uberaba, a RCG, valorizando a geração de emprego e renda para o município e enfatizou o apoio que a Câmara Municipal, na pessoa do presidente, Luiz Humberto Dutra, tem oferecido para a concretização desses projetos. “Conhecemos uma das casas e pudemos constatar que está linda e muito caprichada e depois de caminhar um longo percurso, é com muita satisfação que entregamos um empreendimento com qualidade que irá abrigar quase 5 mil uberabenses. É importante enfatizar ainda a segurança que temos de que estão recebendo as casas as famílias que mais precisam e merecem ser beneficiadas, uma vez que seguimos todos os critérios definidos pela Governo e pela Caixa para a seleção dos contemplados”, afirmou Piau.


Conforme apontou o prefeito, a cidade hoje tem mais de 6 mil casas construídas pelo etapa 1, configurando o maior programa habitacional de Minas Gerais. Além de estar com mais 7 mil casas em construção do etapa 2. “Esse é um trabalho muito importante que estamos executando de forma a ajudar a diminuir o déficit habitacional das famílias do nosso município”, reitera.


O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, destacou que o programa MCMV é um grande êxito no país, representando um dos maiores programas habitacionais que já existiu no Brasil. A iniciativa conta com mais de 3 milhões de casas entregues, melhorando a qualidade de vida de milhares brasileiros. “Uberaba é uma cidade importante do Triângulo Mineiro que tem trabalhado muito para conquistar empreendimentos para a cidade. Com isso, ela está garantindo um direito fundamental do ser humano que é o direito a moradia. Precisamos cada vez mais no Brasil fortalecer os vínculos e valores familiares e para isso é preciso que as famílias tenham um espaço de convivência, um lar, onde apreenderão valores fundamentais para o bem comum da nossa sociedade”, destaca Ananias.


O superintendente regional da Caixa, Paulo Antunes de Siqueira, enfatizou aos contemplados para que em hipótese alguma vendam ou aluguem seus imóveis, pois isso irá impossibilitar que em uma nova oportunidade a pessoa venha a ser contemplada novamente com os subsídios do Governo Federal. “A responsabilidade cabe aos pais de cuidar da casa para que suas famílias tenham um lar seguro onde morar. Lembrando que a Justiça Federal, a Polícia Federal e a Caixa Econômica fazem um trabalho assíduo de fiscalização para impedir que pessoas sejam beneficiadas sem ter a real necessidade de morar no imóvel”, explica Siqueira.


Para o presidente da Cohagra, Marcos Jammal, esse é um momento único para as famílias que realizam um sonho. “Fizemos o encontro com as famílias para explicar com antecedência todas as dúvidas da população. Daquelas famílias que ainda não pegaram os contratos, a Caixa está trabalhando para finalizar toda a análise da documentação para que a entrega das casas possam ocorrer até dia 15. As famílias que já assinaram contrato e não compareceu a entrega das chaves terão de esperar a entrega de chaves no dia 15, para que então seja agendada uma nova data de entrega”, detalha Jammal.  


Ao pegar as chaves, os moradores terão 30 dias para ocuparem os imóveis. Todas receberam um kit hidráulico, com o cavalete. Apenas de porte desse equipamento é que eles poderão pedir a ligação da água para a Codau. As unidades possuem áreas privativas de 43,77 m² e 45,50 m² e são divididas em 2 quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes.


Os empreendimentos são equipados com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e aquecedor solar. Além de que os empreendimentos já contam com um sistema de transporte coletivo funcionando no bairro, inicialmente em horários provisórios, até que seja levantada a demanda dos moradores da região para a circulação da linha fixa que atenderá o bairro.


A manicure, Corina da Silva Pereira que foi contemplada no empreendimento ressaltou sua alegria em conquistar o sonho da casa própria: “Estava na fila desde 2009 e a casa agora saiu no Jardim Marajó II, o que deixa toda a família muito feliz e satisfeita. As casas estão muito bonitas e arrumadinhas. É muito bom conhecer esse espaço onde será o meu novo lar, onde poderei criar meus três filhos. Só de pensar que eu vou sair do aluguel e que vai sobrar um dinheiro que eu poderei investir na educação e na saúde dos meus filhos já é motivo de muita felicidade”.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: COHAGRA



Voltar