WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

COHAGRA

31/03/2016 - Piau assina convenio com Banco do Brasil de mais duas fábricas de tijolos para Uberaba

A Prefeitura de Uberaba por meio da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra conquistou recursos para a construção de mais duas fábricas de tijolos, para o Residencial Rio de Janeiro. O convênio assinado nesta semana, entre o Prefeito Paulo Piau e o Banco do Brasil irá contemplar o modulo B e C do residencial, se enquadrando no projeto Técnico Social que é desenvolvido em todos os empreendimentos. 


Com essa conquista, a prefeitura terá garantido a construção de três fábricas de tijolos para o bairro, atendendo as 6 mil famílias que se mudarão para as 2.101 casas do residencial. O projeto técnico social de cada módulo do Rio de Janeiro representará um investimento de 683 mil reais. Além da construção da fábrica, serão realizados cursos profissionalizantes com os moradores do bairro para que aprendam a fazer os tijolos.


O prefeito Paulo Piau destacou que esse é um projeto pioneiro e a intenção é de estender para outros empreendimentos. “O mais importante dessa iniciativa que nasceu em Uberaba é de ensinar um ofício a esses moradores, que terão ali no futuro, junto à cooperativa uma profissão e uma fonte de renda. É bom destacar que além da fábrica ajudar na construção dos muros, poderá ser feito ainda outras obras, como a construção de um quarto extra e com toda assistência da Cohagra que fornecerá o projeto arquitetônico para que a obra seja executada com o máximo de segurança”, explica Piau.


 Para o presidente da Cohagra, Marcos Jammal, as obras que modificações que as pessoas fazem quando recebem as casas é uma das preocupações da companhia. “Vimos muitas pessoas que foram realizar algum tipo de obra, sem qualquer acompanhamento técnico e enfrentaram grandes dificuldades, inclusive sofrendo com a perda de material. A Cohagra, portanto, terá um engenheiro auxiliando nas construções e verificando se os projetos estão adequados e se poderão ser construídos com esse auxilio”, aponta Jammal.


O projeto social do bairro, ainda contará com a oferta de mais 5 cursos, que serão definidos de acordo com o interesse da população que forem contempladas com as casas. O trabalho social é desenvolvido nos empreendimentos em duas etapas, sendo uma a de pré-ocupação, onde antes das pessoas pegarem as casas elas participam de reuniões junto a equipe da Cohagra para tirar dúvidas e receber informações sobre os procedimentos a serem seguidos.


Após as famílias tomarem posse das casas a Cohagra promove o trabalho de pós-ocupação, com a contratação de uma empresa que realiza os cursos e capacitações dos moradores. A fábrica funcionará, depois dos cursos, em forma de cooperativa dos moradores, com resguardo da prefeitura, que será a gestora com o intuito de dar continuidade ao trabalho a ser desenvolvido.


 A responsável técnica pelo residencial Rio de Janeiro, Edileusa de Oliveira, explica que a parceria firmada com a Fundação do Banco do Brasil irá trazer ainda mais benefícios para os três módulos do Rio de Janeiro. Uma vez que, além de todos os projetos previstos, a fundação também irá atuar no bairro com a promoção de ações visando melhorias para a população.


“O bairro Rio de Janeiro será lançado com muito diferenciais e será um grande exemplo. Nenhum outro empreendimento do Minha Casa Minha Vida já lançado do Brasil foi como esse. Conseguimos um agente financiador que aprovou uma fábrica, dentro do trabalho social do empreendimento, que mudará a vida de muitos moradores”, ressalta Edileusa.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: COHAGRA



Voltar