WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

COHAGRA

18/01/2016 - BB aprova projeto da Cohagra para construção de fábrica de tijolos

BB aprova projeto da Cohagra para construção de fábrica de tijolos
 

A Prefeitura de Uberaba por meio da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande - Cohagra conquistou recursos para um projeto que prevê a construção de uma fábrica de tijolos no Residencial Rio de Janeiro. O projeto faz parte do programa Técnico Social desenvolvido nos empreendimentos e foi aprovado com elogios pelo Banco do Brasil.
O presidente da Cohagra Marcos Jammal se reuniu com o Prefeito Paulo Piau após cumprir agenda em São Paulo, esta semana junto ao banco, e recebeu a confirmação da aprovação do recurso. Piau destaca que esse é um projeto de extrema importância, pois quando a pessoa recebe suas casas a maior demanda que elas têm é para a construção do muro. “Esse é um projeto desenvolvido pela nossa equipe e que vai, além de ensinar um ofício aos moradores, produzir o material que ajudará a comunidade e construir muros para a casa nova, que darão sustentação para as famílias que precisam e que não tem recurso”, aponta Piau.
Piau lembra ainda que além dos equipamentos sociais que atenderão a região, a comunidade também contará com uma creche aprovada e já em fase de construção que está sendo construída no bairro Isabel do Nascimento, mas que também atenderá o residencial Rio de Janeiro, que fica ao lado. 
A Fábrica de Tijolos será um dos equipamentos sociais a serem oferecidos para a comunidade durante a fase de pós-ocupação do empreendimento, atendendo as três módulos do loteamento beneficiando 2.101 famílias. Nesta fase a equipe social da Cohagra contrata uma empresa para realizar os cursos de capacitação para os moradores que tiverem interesse em aprender um ofício.
A capacitação se dará por um período de seis meses. Após este período será montada uma cooperativa no bairro para dar andamento aos trabalhos da fábrica. O material a ser produzido durante o curso deverá ser revertido para a comunidade, ajudando na construção de muros das casas.   Os projetos sociais realizados nos loteamentos correspondem a 3% do valor do empreendimento, dedicado a montagem de equipamentos sociais para dar vida a comunidade. O banco definirá o valor que será repassado ao município para custear o projeto.
A responsável técnica pelo residencial Rio de Janeiro, Edileusa de Oliveira montou o projeto da fábrica de tijolos e coordenará os demais cursos que atenderão a comunidade. Ela explica que serão ofertados cinco outros cursos a serem definidos pelos futuros moradores dos empreendimento. 
Durante as reuniões de pré-ocupação realizadas pela equipe social da Cohagra, com os futuros moradores é explicado a eles todo o processo dos cursos de capacitação e equipamentos sociais. “São feitas sugestões de oficinas como, organização do orçamento familiar, manicure, pintura em tecido, dança, horticultura, reutilização do óleo de cozinha e de eletricista, mas a palavra final parte do interesse da comunidade”, explica Edileusa.  
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU – 15.01.2016

https://www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: COHAGRA



Voltar