WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

COHAGRA

08/08/2015 - Projeto da Cohagra de horticultura vertical concorre ao prêmio Melhores Práticas da Caixa

Iniciado em 2014, através do Projeto Técnico Social da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) instalado no bairro Copacabana, a Horticultura Vertical desenvolvida pelos moradores está concorrendo ao 9º prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, edição 2015/2016. O prêmio tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de ideias, selecionando, premiando e divulgando projetos urbanos e rurais realizados com financiamento ou apoio técnico da Caixa. 

No Copacabana, o projeto começou com apenas dois moradores interessados, mas logo a comunidade mostrou adesão ao programa. O professor Leonam Moreira, assistente social e pesquisador agrotécnico, ministrou aulas sobre horticultura orgânica e plantas medicinais, desenvolvendo hortaliças verticais em materiais recicláveis. O objetivo é que os moradores pudessem levar a técnica e aplicá-la em casa, como uma forma de geração de renda.

“Os alunos aprenderam o que há de mais moderno quanto à agricultura orgânica sustentável. Mostramos as estruturas do solo do cerrado brasileiro, o qual contém um alto teor de alumínio tóxico, sendo prejudicial ao plantio de todas as espécies de vegetais e como esse solo pode ser corrigido com a calagem para dar bons frutos”, explica Leonam, que comemora a indicação ao prêmio.

Todos os bairros onde há o programa “Minha Casa Minha Vida” são atendidos pelo Projeto Técnico Social da Cohagra por um ano, a fim de engajar os moradores e desenvolver o interesse da comunidade por atividades que possam gerar renda. “Quando os moradores se mudam para esses empreendimentos, eles saem da comunidade a qual já estavam acostumados. O PTS aproxima os vizinhos com atividades de lazer e oferece cursos para gerar renda, pois muitos não podem trabalhar fora. Além disso, orientamos a comunidade a se organizar e reivindicar seus interesses”, explica a psicóloga da Cohagra, Alessandra Amâncio. 

Além da Horticultura Vertical, foram desenvolvidos no Copacabana cursos de cabeleireiro, manicure, musicalização, maquiagem, informática, entre outros. O investimento total foi de R$ 297.319,50 mil, o equivalente a 1,5% do valor do empreendimento Pacaembu.

Melhores Práticas – O prêmio tem início com a indicação dos projetos, que serão avaliados de acordo com as melhorias concretas na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável de assentamentos. Um júri formado por especialistas de diversas áreas analisa os projetos classificados e escolhe os vencedores. Além de receberem troféus, certificados e divulgação em publicações, filmes e exposições fotográficas, os projetos vencedores são inscritos em prêmios nacionais e internacionais. O prêmio ocorre a cada dois anos e reconhece 20 práticas com os temas: Habitação, Gestão Ambiental e Saneamento, Gestão Municipal, Desenvolvimento Local e Inclusão Social e Trabalho Social.

 

Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: COHAGRA



Voltar