Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

AMVALE

10/07/2015 - Municípios da Amvale estão mobilizados na atualização do cadastro único

Em atendimento a convite formulado pela chefe de gabinete da Prefeitura de Pirajuba, Vanessa Araújo, a coordenadora do Núcleo de Assistentes Sociais da Seds-Uberaba (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), Vânia Guarato, participou de reunião de prefeitos da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), oportunidade em que transmitiu oportunos esclarecimentos sobre o trabalho voltado para a atualização de dados do Cadastro Único de beneficiários de programas do governo federal.


Para Vânia Guarato, o momento serviu para troca de experiência entre os municípios da Amvale para os procedimentos adotados na revisão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família. “Esse ano o processo foi dividido em duas etapas. A primeira fase inclui as famílias que recebem o Bolsa Família, cujo término deverá ocorrer agora, em julho. Em seguida, as demais famílias cadastradas no Minha Casa Minha Vida, Passe Livre Interestadual para o Idoso, enfim, todos os  demais programas sociais do governo federal” explicou.


Esta ação visa a garantir às famílias o direito de acesso a programas sociais do Governo Federal, haja vista que o Cadastro Único é a porta de acesso a estes programas. A identificação de famílias de grupos populacionais tradicionais e específicos é motivada pela necessidade de se conhecer a realidade socioeconômica desses segmentos. A partir dessas informações é possível elaborar políticas sociais direcionadas a essa população, e que proporcionem assim uma melhoria de suas condições de vida. Para as famílias que já estão inseridas nesse cadastro a atualização deve ser feita a cada dois anos.


As pessoas beneficiadas, segundo Vânia Guarato, precisam ser muito bem esclarecidas de que o município “não tem culpa” tanto do bloqueio quanto da suspensão de benefícios. “O entendimento tem que ser de que são programas do Governo Federal que, por sua vez, precisa cumprir algumas metas e cada programa tem seu critério e condicionalidades a serem cumpridas”, expôs. Às prefeituras cabe o importante papel de executar o processo de coleta, inclusão, exclusão e atualização sistemática dos informes do Cadastro Único.

Lúcio Castellano – MG 04052 JP
assessor de imprensa Amvale, com informações da Comunicação/PMU

 
 
 

Outras Notícias: AMVALE



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba

Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub