WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

COHAGRA

08/07/2015 - Cohagra cumpre o prometido e repassa casas para famílias desabrigadas

A Prefeitura de Uberaba e a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) têm realizado um trabalho intensivo para atender as 47 famílias que foram retiradas das casas do Bairro Nova Estrela, pelo processo de reintegração de posse. Na ocasião, a Prefeitura se comprometeu a dar prioridade a essas famílias, dentro do Programa Minha Casa Minha Vida.


Das famílias desapropriadas 20 não tinham para onde ir e foram para um abrigo, no qual estavam morando, 31 adultos e 28 crianças. A Cohagra conseguiu atender a todas, com casas do programa MCMV. De acordo com o presidente da Cohagra, Marcos Jammal, é a primeira vez que um município se mobiliza para retomar as casas do Programa Minha Casa Minha Vida para repassá-las por uma causa social como esta.


“A equipe da Cohagra fez um trabalho intensivo de identificar essas casas que estavam sem utilização, para dar uma destinação a essas famílias que realmente precisam dessa moradia. Essa foi uma determinação do prefeito Paulo Piau e também contamos com o apoio essencial do Ministério Público Estadual, na pessoa do procurador Thales Messias Pires Cardoso, que entendeu a necessidade dessa ação e deu o suporte necessário para atendermos as famílias”, aponta Jammal.


Conforme afirma o procurador da República, Thales Messias, a Cohagra buscou a procuradoria para tentar dar imediata inclusão às 47 famílias desalojadas com unidades desabitadas do MCMV.


 “A procuradoria se posicionou a favor da ideia desde que seguisse as medidas jurídicas pertinentes. Uma vez que, as pessoas a serem beneficiadas devem atender aos requisitos do programa e as pessoas em situação de irregularidades devem ser devidamente investigadas com um processo instaurado. Diante de uma ação que adotou essas medidas, a procuradoria não se opôs a sugestão da Cohagra”, aponta Thales.


Das 47 famílias, a Cohagra conseguiu atender 33. Além das 20 que foram para o abrigo, 7 eram famílias de ciganos e outras 20 famílias conseguiram moradias em outro lugar, fora do abrigo. Na última semana foram retiradas todas as famílias do abrigo e as 7 famílias de ciganos foram colocadas em acomodações temporárias. Cerca de 8 famílias não se enquadram nos requisitos do Governo Federal. Faltando encaminhar apenas 6.


O presidente da Cohagra informa que continuará trabalhando para tentar atender a todas as pessoas desapropriadas, para que elas consigam melhores condições. “Agora, estamos passando para a segunda etapa que é a de delimitar as áreas para que essas pessoas adquiram os terrenos dentro dos critérios. O importante é que retiramos de uma situação de vulnerabilidade mais de 28 crianças e 31 adultos que estavam desamparados”, informa Jammal.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: COHAGRA



Voltar