WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fazenda

07/04/2015 - Prefeito Paulo Piau anuncia redução no valor do IPTU e prazo maior para pagamento à vista

Ao contrário do desconto anterior que beneficiava somente quem pagava à vista, todos os contribuintes terão 10% de desconto e mais 10% para quem pagar à vista até 30 de abril.   
 
Com foco no difícil momento econômico vivido pelo país e que tem afetado diretamente a sociedade, o prefeito Paulo Piau anunciou hoje (06), após reunião com o Comitê gestor do Governo, uma redução de 10% no valor total cobrado do IPTU - Imposto Predial Territorial Urbano e da TCRSU  - Taxa de Coleta de Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos para todos os contribuintes. Ao contrário do desconto anterior que beneficiava apenas quem pagava à vista a medida beneficia também quem for pagar o imposto e a taxa em até nove parcelas, desde que sejam pagas dentro dos prazos de vencimento. O prefeito anunciou também a dilatação do prazo para o pagamento à vista, de 10 de abril para o dia 30 do mesmo mês. Quem pagar à vista até o último dia do mês terá ainda mantido o desconto original 10% que somados ao desconto concedido para todos perfaz um total de 20%.  


“Os valores que constam no carnê estão corretos, mediante a correção no IPTU de cerca de 6% e os custos rateados da taxa de coleta de lixo, mas somos sensíveis às dificuldades da população. O Brasil está vivendo diversas crises ao mesmo tempo: crise econômica, política, de moral, de segurança pública e isto afeta todos. Houve aumento na energia, de combustível e outros reajustes. Assim, pensamos na questão social e tomamos esta decisão”, afirmou.
 
Outra questão também lembrada pelo Prefeito Paulo Piau, foi à decisão, em 2014 de não aplicar a correção da planta genérica de valores. Se fossem aplicados os valores citados, a correção do IPTU 2015 chegaria a mais de 300%, o que não foi aceito pelo prefeito mesmo com renúncia de receita. “Existem imóveis que estão com o os valores defasados há muitos anos e nós tomamos a decisão de não fazer essa atualização nesse momento para não impactar ainda mais a comunidade”, comentou. 
 
Economia – Com a decisão do Prefeito, a administração deixará de arrecadar R$ 7,5 milhões. No sentido de minimizar esta perda, Piau determinou cortes em diversas despesas administrativas como veículos, telefones, viagens, combustíveis, horas extras, além de outras medidas de austeridade que não venham a impactar os serviços oferecidos à população.
 
Técnica – Os carnês encaminhados às residências não serão cancelados e poderão ser utilizados. Para isso, o secretário da Fazenda, Alaor Vilela,  encaminhará documento às agências bancárias credenciadas para que procedam com o desconto devido, tanto no pagamento à vista, quanto no parcelado, respeitando também a nova data limite que é de 30 de abril. A emissão de boletos via internet será suspensa e retomada a partir de quinta-feira já com a adequação. Quem já pagou terá direito à restituição em crédito ou em espécie, basta para isso procurar a Prefeitura.
Coleta de lixo – O secretário Alaor Vilela também esclareceu sobre o valor da Coleta de lixo, alvo de diversas reclamações. Ele lembra que o serviço de limpeza urbana aumentou significativamente, o que reflete no valor da taxa que é rateada entre todos os contribuintes. Atualmente a Secretaria de Infraestrutura, por meio do Departamento de Serviços Urbanos, limpam em média por mês, mais de 15 terrenos particulares, que são constantemente  multados mas continuam abandonados por seus donos o que cria transtornos para a vizinhança. A Prefeitura somente limpa um terreno privado após a devida notificação e se representar risco para a comunidade. Apesar dos ecopontos na cidade, a equipe recolhe diariamente, de dois a três caminhões de lixos depositados aleatoriamente em canteiros centrais, avenidas e outros. São armários, sofás, camas, colchões, tudo deixado em via pública e que é recolhido pela prefeitura e/ou empresa contratada (Limpebras) e que tem custo para o município, afetando diretamente o valor da taxa. “Se todos fizerem a sua parte essa taxa com certeza irá cair pois é reflexo direto das despesas com esses serviços”comentou Vilela. 

 
 
 

Outras Notícias: Fazenda



Voltar