WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

05/07/2013 - Programa Minas Sustentável chega a Uberaba

Prefeito Paulo Piau presta homenagem a secretário Estadual de Meio Ambiente

Lançado na manhã desta quinta-feira (04), no Auditório da FIEMG Regional Vale do Rio Grande, o Programa Minas Sustentável. Criado e desenvolvido pelo Sistema FIEMG por meio do SESI e do CIEMG, o programa promove a sustentabilidade da Indústria estimulando as empresas a adotarem processos produtivos mais responsáveis, mostrando que ações simples e de fácil aplicação são capazes de gerar mais produtividade e economia, além de apontar ainda “soluções verdes” que têm efeito direto no dia a dia das empresas e também das pessoas.

O lançamento do Programa Minas Sustentável trouxe a Uberaba o secretário estadual de Meio Ambiente, Adriano Magalhães Chaves, que além de palestrar sobre a sustentabilidade, recebeu o titulo de “Cidadão Uberabense”, oferecido pela Câmara Municipal de Uberaba, por indicação do vereador Tony Carlos. Adriano Magalhães recebeu também homenagem da por parte do prefeito Paulo Piau, em reconhecimento ao desempenho frente à Secretaria, como também pelo fundamental apoio na liberação da outorga de captação de água do Rio Claro para o abastecimento do município.

“Temos aqui, pessoas comprometidas com o Meio Ambiente, mais do que isso, cidadão envolvidos diretamente com a sustentabilidade que hoje é o principal caminho para o desenvolvimento organizado de qualquer município. Nosso papel é fortalecer esta ação, para desenvolvermos todo o trabalho, principalmente junto ao setor produtivo”, destacou Adriano Magalhães, ressaltando o trabalho realizado junto aos gestores dos municípios e reforçando o apoio e compromisso da promotoria nas as questões ambientais.

Foto: Sebastião Santos



Em nome do prefeito Paulo Piau, falou o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Uberaba, Vinícius Rodrigues, que destacou o importante papel da sociedade na construção de um mundo melhor, onde as pessoas estejam realmente preocupadas com a questão ambiental de forma clara e eficaz. “É nosso papel buscar alternativas e soluções para o desenvolvimento sustentável de nosso município, isto requer trabalho de educação, conscientização e ações com envolvimento de toda a sociedade, todos os setores. Temos muitos desafios, mas creio que, com o apoio dos setores e o esforço das autoridades competentes, conseguiremos vencer os obstáculos”. Disse Vinícius. Ele destacou ainda o trabalho de intervenção que já está sendo realizado pelo governo do Estado com o objetivo de alinhar o Código Florestal Mineiro com o Código Federal, onde ainda existem algumas divergências.

O Minas Sustentável oferece um amplo mapeamento de impactos ambientais e sociais, disponibilizando, gratuitamente, diagnóstico socioambiental orientativo, ações educativas e assessorias para que as indústrias busquem objetivos tais como adequação à legislação ambiental vigente em níveis federal, estadual ou municipal, por exemplo. O programa mostra como atender voluntariamente às exigências estabelecidas por normas técnicas ambientais de gestão de processo, entre outros itens importantes, além de promover incentivo à inserção em mercados de padrões de consumo ambientalmente responsáveis e sustentáveis. Como consequência, aproxima grupos, setores, organizações e instituições para tratar de temas de interesse comum. Melhora ainda a inter-relação com as comunidades, oferece respostas à necessidade de mediação política e incorpora quesitos da responsabilidade social.

A sustentabilidade não deve ser entendida como um entrave, mas como uma boa oportunidade de estabelecer marcas bem avaliadas pelos consumidores e, consequentemente, mais competitivas. De uma forma geral, o pensamento sustentável ainda é pouco valorizado por diversos setores da economia, o que torna o pioneirismo um grande diferencial competitivo. 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar