WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fazenda

17/05/2013 - PMU pede apoio de contadores para aumentar o VAF de Uberaba

PMU pede apoio de contadores para aumentar o VAF de Uberaba

A Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Secretaria de Fazenda, realizou na manhã desta quinta-feira (dia 16), reunião com contadores de Uberaba. Em pauta a Declaração do VAF – Valor Adicionado Fiscal, que tem prazo de vencimento no último dia deste mês - 31/05. O encontro aconteceu no Anfiteatro Mário Pimenta Camargo e contou com a participação de dezenas de profissionais da área contábil.

O Valor Adicionado Fiscal (VAF) é um indicador econômico-contábil utilizado pelo Estado para calcular o índice de participação municipal no repasse de receita do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aos municípios mineiros. É apurado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), com base em declarações anuais apresentadas pelas empresas estabelecidas nos respectivos municípios.

De acordo com o secretário de Fazenda, Wellington Fontes, o VAF representa cerca de 30% da arrecadação total do município. Com o atraso nas declarações do VAF, o município deixou de receber cerca de 20 milhões no ano de 2012. A previsão para este ano é a de receber cerca de 115 milhões de reais. No ano passado por motivo de atrasos na entrega das declarações o município teve grande perda. “Esta matemática é mais ou menos assim, nós aumentamos o bolo e na hora de dividir, ficamos com a mesma fatia. Isso representa uma grande perda para o município”, explicou Wellington.

Ele destacou ainda que é necessário maior conscientização junto aos empresários da cidade e que Uberaba precisa passar pelo processo da industrialização, não ficar preso só na comercialização da matéria prima, mas sim vender seus produtos já industrializados.

Com o objetivo de sanar duvidas referentes ao VAF – Valor Adicional Fiscal, a Prefeitura de Uberaba já disponibiliza um canal direto junto a Receita Estadual. O telefone é 33180828, e está à disposição das 8h às 10h e das 12h às 18h de segunda a sexta-feira, para tirar dúvidas e receber sugestões.

 
 
 

Outras Notícias: Fazenda



Voltar